Webinar: “Como Sensibilizar sobre a Problemática da Água?”

Debate é oferecido pelo Consórcio PCJ que também abordará questões da educação ambiental


A educação ambiental sempre foi defendida por técnicos da área como ferramenta essencial para uma transformação da sociedade. Através dela, pessoas são sensibilizadas com informação correta, séria e idônea, principalmente, numa época de pós-verdade, cujas notícias falsas (fake news) desinformam e promovem retrocessos em vários setores, principalmente nos que se relacionam às questões ambientais. Esses são alguns dos assuntos que nortearão os debates do próximo webinar do Consórcio PCJ, na sexta-feira, dia 31, às 14h, que terá como tema central “Como Sensibilizar sobre a Problemática da Água?”. O evento também é uma parceria com a Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês PCJ.

O webinar contará com apresentações da coordenadora de projetos especiais da Secretaria de Educação de Cosmópolis (SP), Ângela Rezende, da gerente da Secretaria de Meio Ambiente de Extrema (MG), Patrícia Omura, da coordenadora de educação ambiental de Limeira (SP), Adriana Del Mondo, e da coordenadora pedagógica de educação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia (SP), Juliana Santos. O debate será mediado pela gerente técnica e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, Andréa Borges.

O papel da educação de qualidade e eficiente nunca se fez tão necessário atualmente, em meio à fake news, somado aos desafios para a construção de uma sociedade mais sustentável para as próximas décadas. Tais necessidades se intensificarão ainda mais num mundo pós-pandemia de Covid-19, no qual a pobreza e a fome podem comprometer as metas da humanidade até 2030, como propõe os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), florestas são desmatadas para criar espaços agrícolas, o que aquece o ar atmosférico, reduz sistematicamente a biodiversidade, destrói as barreiras naturais que protegem os seres humanos de vírus de origem animal – como a COVID-19 – , contamina o solo, a água, os animais e as plantas com substâncias tóxicas e compromete a produção alimentícia. A mesma ONU atenta em seu relatório “Estado da Insegurança Alimentar e Nutrição no Mundo em 2018”, que na época, cerca de 820 milhões de pessoas foram dormir com fome e um terço de toda a população mundial carecia de nutrientes essenciais.

Esses dados demonstram que além de políticas públicas voltadas para esse tema, se faz importante o papel de sensibilização sobre consumo consciente e produção agrícola sustentável, como proposta por sistemas Agroflorestais, atentado em recente live do Consórcio PCJ. “É essencial a mudança de comportamento por parte dos consumidores, no sentido de adotarem dietas saudáveis e sustentáveis e práticas de prevenção de desperdício de alimentos – através da educação, conscientização, fortalecimento de ligações urbano-rurais e ambientes alimentares acolhedores”, alerta artigo da ONU.

O papel da Educação Ambiental na atualidade chega a temas que vão muito além que somente a consciência sobre ecossistemas e o posicionamento da humanidade nessa diversidade ambiental. A desinformação e as fake news, se configuram como o grande desafio para educadores na construção de mundo que garanta acesso à educação e à cultura para todos, de forma plural e sem preconceitos.

Estes e outros tantos assuntos sobre sensibilização da sociedade serão o cerne dos debates do webinar de sexta-feira (31), a partir das 14h, “Como Sensibilizar sobre a Problemática da Água?”. Para participar é necessário fazer inscrição prévia pelo link: https://forms.gle/nzbfm8Duzeg5S2Dq5

Todos receberão certificado de participação de 2 horas e quem ficar até o final da transmissão concorrerá a um sorteio de kit com materiais de educação ambiental do Consórcio PCJ.

Publicidade