Miranda e Sanesul investem fortemente na captação, tratamento e distribuição de água

A Sanesul participa da história da cidade levando água tratada para toda a população, garantindo a saúde e a qualidade de vida dos filhos de Miranda, cidad


Escrito por ACOM/SANESUL

Foto: Acom

Em Miranda, os serviços de abastecimento de água tratada e a coleta e tratamento do esgoto são realizados pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul).

Nos últimos anos, o Governo do Estado, por meio da Sanesul, investiu fortemente na captação, tratamento e distribuição de água, universalizando o serviço para todos os moradores.

Miranda está localizada no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Pantanal Sul-Mato-Grossense.

O Rio Miranda é o rio mais importante, é ele que abastece a cidade e é um dos maiores afluentes do rio Paraguai. Conhecido pela intensa atividade pesqueira, o rio Miranda nasce na serra de Maracajú possuindo 700 km de extensão.

A captação e a Estação de Tratamento de Água –ETA da Sanesul ficam próximas, com uma visão privilegiada do rio, pôr do sol e a natureza exuberantes.

A ETA Miranda, tem capacidade de tratar 180 mil litros de água por hora. O processo de tratamento demora de 3 a 4 horas e passa por etapas de captação, floculação, decantação, filtração e tratamento.

Universalização do esgotamento

Agora, a Sanesul concentra esforços na ampliação da cobertura do esgotamento sanitário, oferecendo serviço de coleta e tratamento que irá atender a atual e futura demanda da cidade.

O município de Miranda já tem garantidos os recursos para novas obras de esgotamento sanitário, provenientes do Programa Avançar Cidades, viabilizado pela Sanesul junto à Caixa.

O projeto da estatal é construir 24,8km de rede coletora de esgoto, 7 estações elevatórias e 1.200 ligações domiciliares de esgoto, entre outras obras complementares. Inclui também uma nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE.

Hoje, ao completar 242 anos, os moradores de um dos municípios mais antigos do Estado podem comemorar não só a história política, administrativa e cultural, mas também os avanços no acesso da população ao saneamento básico.

INVESTIMENTO EM SANEAMENTO

Considerando todas as obras concluídas, em execução e a executar, na atual gestão do Governo do Estado, a Sanesul investe R$ 14,9 milhões de recursos próprios no saneamento de Miranda.

História

Miranda é uma das cidades mais antigas do Estado de Mato Grosso do Sul, juntamente com Corumbá e Ladário.

As suas principais atividades econômicas são a agropecuária, comércio, indústrias de cerâmica, turismo de pesca e ecoturismo. É a décima sexta cidade mais populosa do Mato Grosso do Sul.

Foi fundada em 1778 a partir da construção do Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego, primeiro nome da cidade era Mondego.

No ano de 1835, a localidade passou a se chamar Nossa Senhora do Carmo de Miranda, foi transformada em vila com o nome de Miranda. Na cidade vale a pena conhecer as edificações históricas como a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.

Publicidade