Programa Ribeirão Limpo que tem como objetivo monitorar os ribeirões do município

Programa otimiza prazo de execução de reparos além de auxiliar na qualidade dos ribeirões da cidade


O acesso universal ao saneamento reduz os riscos de doenças, garantindo direito à saúde e a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, Piracicaba se destaca na universalização e se mantém, pelo quarto ano consecutivo, no Ranking do Saneamento Básico da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES.

Para alcançar sua posição, desde 2012, a concessionária Mirante, administrada pela holding Aegea Saneamento, é responsável pela operação de todo o sistema de esgotamento sanitário do município, em Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Prefeitura Municipal, por meio do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE).

Durante sua trajetória, a concessionária busca inovar e aprimorar cada vez mais seus projetos, programas e ações, com isso, foi desenvolvido o programa Ribeirão Limpo, que tem como objetivo monitorar os ribeirões do município. Através desse monitoramento, é possível identificar possíveis lançamentos difusos de esgoto, bem como, eventuais danos nas redes coletoras de esgoto, que permeiam as áreas dos ribeirões e afluentes.

O programa, que completa um ano de existência no próximo mês, já mapeou todos os ribeirões e afluentes da cidade de Piracicaba e definiu um trajeto que atinge o maior número destes locais durante a semana. Com isso, um colaborador da concessionária Mirante monitora todo o trajeto, localiza a origem e analisa os problemas que possam vir a surgir, otimizando o tempo e o prazo de execução de um possível reparo na rede coletora de esgoto ou no mapeamento de lançamentos difusos por imóveis ali próximos.

Com isso, durante o primeiro ano de execução do programa, foram contabilizamos mais de 150 desobstruções e manutenções ocasionando melhoria da qualidade de água dos ribeirões e seus afluentes.

Segundo a Coordenadora de Serviços da concessionária Mirante, Laís Gomes Pedra, os munícipes também estão notando os benefícios do programa. “Moradores também notaram a melhora da qualidade da água,  já que peixes estão aparecendo em alguns locais. É gratificante saber que nosso trabalho está proporcionando melhorias ambientais tão significativas ao município”, contou.

O programa Ribeirão Limpo está ajudando a melhorar a qualidade da água, da ictio-flora e fauna dos três principais ribeirões da cidade, Ribeirão do Enxofre, Ribeirão Guamium e Ribeirão do Piracicamirim.

 

 

Publicidade