Webinar da ABES Conecta discute o novo marco legal do saneamento

Webinar reuniu especialistas do setor para discutir as mudanças e perspectivas com o novo marco


Por Murillo Campos

Realizado nesta quinta (09) pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o debate online reuniu especialistas para discutir as mudanças e perspectivas do novo marco legal do saneamento, aprovado recentemente no Senado e à espera de sanção presidencial. Clique aqui e assista à transmissão completa

Os participantes do evento foram Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES, Carlos Rogério Santos, vice-presidente da ABES-MA e Rodolfo José da Costa, consultor de saneamento, com moderação de Marcel Costa, diretor da ABES-SP.

Roberval Tavares apresentou os principais pontos do Projeto de Lei nº 4.162/2019, que autoriza a entrada da iniciativa privada em concessões, estabelece novas regras para a universalização dos serviços de água e esgoto e prorroga o prazo para o fim dos lixões, entre outras medidas.

Ele também comentou a participação da Agência Nacional de Águas (ANA) agora responsável pela edição de normas de referência. “As agências reguladoras continuam existindo e a ANA passará a ser a ‘mãe’ desta regulação, emitindo padrões”, disse Roberval, que vê a necessidade de tempo para a entidade se adequar aos novos desafios. “O amadurecimento é que fará a ANA ficar forte no saneamento”.

O marco legal prevê alcançar a cobertura de 99% no fornecimento de água potável e de 90% para coleta e tratamento de esgoto até dezembro de 2033. Além disso, foi estendido o prazo para implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sendo 2024 o limite mais longo, de acordo com a localização e porte do município.

“Mesmo com a iniciativa privada, essas metas não são factíveis”, avalia Carlos Rogério, que mencionou o posicionamento da ABES em relação à proposta (leia mais aqui). “Não basta a lei, sua restrita aplicação gerará incerteza e inércia. Temos muito o que discutir, entender e acompanhar essa lei”.

Para Rodolfo José, a iniciativa privada já estava presente no setor e considera as questões contratuais um dos pontos importantes desta nova fase. “Avançar na regulação dos contratos é de grande importância. O caminho agora é buscar transparência”, analisa.

A discussão será ampliada na série especial de debates sobre a implantação do marco legal do saneamento, que reunirá diversos especialistas do setor. A estreia acontecerá dia 24 de julho, às 10h, no canal da ABES no Youtube.

Sorteio

Ao fim, foram sorteadas mais duas bolsas de estudo entre associados da ABES para o Curso Livre de Capacitação em Saneamento Ambiental, promovido em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais 60 mil visualizações nas transmissões. Acompanhe nossos próximos eventos!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

Publicidade