Casan seleciona novos líderes para operações de saneamento em Laguna

Novos líderes atuarão na Superintendência Sul-Serra (SRS)


Com base na experiência profissional, formação acadêmica e conhecimentos técnicos, a CASAN selecionou novos líderes que atuarão na Superintendência Sul-Serra (SRS), com sede em Criciúma, e para a cidade de Laguna.

O processo de qualificação das equipes vem sendo reforçado desde fevereiro de 2019 pelo engenheiro Gilberto Benedet Jr, superintendente regional, e segue direcionamento da atual Diretoria da Companhia, que é formada por tecnicos do quadro funcional e tem estimulado a definição de critérios objetivos para a lotação dos funcionários.

"A escolha com base em critérios de experiência e capacitação é fundamental para gerir o serviço público”, avalia Benedet. "Estamos trabalhando para qualificar os cargos gerenciais de modo técnico", complementa.

A engenheira química Aline de Fátima Pereira Luz é a nova chefe do Setor de Operação e Manutenção de Água, unidade ligada à Gerência Operacional da Superintendência.

Concursada no cargo de Técnica em Química, Aline é graduada e possui mestrado em Engenharia Química, além de Especialização em Gestão da Qualidade Six Sigma (área direcionada a sistematicamente melhorar processos).

Administradora formada pela Escola Superior de Criciúma, Fernanda de Oliveira assume a chefia do Laboratório da SRS, setor onde são realizadas as análises de controle de qualidade da água e dos processos das Estações de Tratamento de Esgotos da região.

"Espero contribuir com minhas experiências anteriores", diz Fernanda, que na iniciativa privada atuou na Eliane Revestimentos Cerâmicos, colaborando, entre outras áreas,  com o acompanhamento de indicadores de Recursos Humanos e no levantamento de necessidades de treinamentos. Um de seus desafios junto ao Laboratório da SRS será aprimorar a gestão de pessoas e processos administrativos.

Mais melhorias para Laguna

A fiscalização de ligações clandestinas de água da chuva nas redes de esgoto e conexões com as redes de drenagem são apenas alguns dos desafios de Alexandre José Priebe, novo chefe do Setor de Esgoto da Agência de Laguna − a segunda cidade mais antiga do Estado.

Em operação desde 2016, o Sistema Público de Esgotamento Sanitário do município vem passando por melhorias constantes, mas sua operação exige atenção e muito trabalho da equipe que será coordenada por Priebe.

A dedicação ao trabalho de saneamento e a formação em Engenharia Civil (em andamento), como Técnico em Saneamento e Técnico em Meio Ambiente, obtidas no IFSC, além de Gestão Ambiental (realizada junto à Faculdade do Norte do Paraná ) deram suporte à sua escolha para tocar a operação da infraestrutura diretamente relacionada à qualidade de vida em Laguna.

“No último Carnaval, quando mais de 150 mil pessoas participaram do Bloco da Pracinha, nos mantivemos mobilizadas durante o dia, à noite e nas madrugadas para manter a operação adequada do sistema. São muitos desafios que já enfrentamos, problemas que já conseguimos encaminhar e outros que precisam se enfrentados”,  avalia Priebe.

Em relação às melhorias na Estação de Tratamento de Esgotos Vila Vitória, em Laguna, a CASAN vai contar também com os conhecimentos da química Flávia de Souza Gaspar, mais uma profissional selecionada entre novos líderes da Superintendência Sul-Serra para coordenar ações de melhoria nesta unidade. Graduada em Química Industrial pela Unisul, Flávia cursa Pós-Gestão em Gestão Ambiental pela Faculdade Estácio de Sá.

Seu trabalho será focado em obter qualidade cada vez maior no processo de depuração e no efluente final da Estação de Tratamento de Esgotos de Laguna.

Aline de Fátima Pereira Luz, cargo de Técnica em Química, graduada em Engenharia Química, Especialização em Gestão da Qualidade Six Sigma, Mestre em Engenharia Química. Assumirá neste mês de julho a chefia do Setor de Operação e Manutenção de Água da GOPS (SOMAG).

Fernanda de Oliveira, cargo de Assistente Administrativo, graduada em Administração de Empresas. Atuava na GOPS/SRS, assumiu a chefia do Laboratório/SRS com o intuito de melhorar a gestão de pessoas e processos administrativos.

Alexandre José Priebe, cargo de Técnico em Saneamento, graduado em Engenharia Civil e Gestão Ambiental. Atuava no setor Comercial de Laguna, assumiu a chefia do setor de esgoto da Agência de Laguna.

Flávia de Souza Gaspar, cargo de Operador de ETE/ETA, graduada em Química Industrial, pós-graduação em andamento de Gestão Ambiental. Coordenará as ações de melhoria da ETE Vila Vitória/Laguna.

Publicidade