Desenvolvimento de políticas de gestão de resíduos sólidos no Vale do Ribeira

Protocolo de intenções foi feito entre o Governo de São Paulo e o Codivar (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul)


O Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) celebrou nesta quinta-feira (25), um protocolo de intenções com o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar) para desenvolver e fortalecer a gestão do resíduos sólidos urbanos na região. A parceria visa a implantação das políticas nacional e paulista de resíduos para desenvolver ações conjuntas, que compreendam a elaboração de material técnico, encontros técnicos, cursos, dentre outras ações estruturantes.

“Nada é por acaso, tudo é fruto de trabalho. A data de hoje é um marco para essa região que é prioritária para o Governo de São Paulo”, disse o secretário executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro.

Dentro do cronograma de atuação, a SIMA vai também apoiar a elaboração do plano regional de resíduos sólidos. “É importante um diagnóstico regional para buscar alternativas consorciadas. Já recebemos a equipe técnica da Associação Brasileira de Eletro Eletrônico, que está analisando o local de instalação do projeto piloto de logística reversa”, afirmou o superintendente do Codivar, Wilber Rossini.

“Essa questão é muito importante e precisamos de um equacionamento efetivo. Vamos pensar e buscar uma solução satisfatória para esse problema que afeta há tempos a nossa região”, comentou o prefeito de Iguape, Wilson Almeida.

Para o coordenador no Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da SIMA, José Valverde Filho, a celebração reforça a orientação do Governador João Doria, de trabalhar políticas públicas que envolvam outras secretarias.

“Hoje formalizamos o 9º Protocolo de Intenções entre a SIMA e Consórcios Intermunicipais, essa ação materializa o vigor do trabalho do CIRS orientado pelo Secretário Marcos Penido. O documento segue agora para publicação em Diário Oficial e na sequência a iniciaremos a formalização do plano de trabalho para definirmos com muita objetividade os produtos a serem desenvolvidos e colocados em prática”, registrou Valverde.

“Essa é uma medida muito importante, pois a gestão dos resíduos é um gargalo na nossa região”, salientou o prefeito de Miracatu, Ezigomar Pessoa. “Nunca tivermos um apoio tão grande de todas as Secretarias do Estado como agora com o Vale do Futuro”, concluiu o prefeito de Iporanga e presidente do Codivar, Valmir Silva.

Participaram ainda da celebração virtual do protocolo, o coordenador do programa Vale do futuro na SIMA, André Gutierrez, o assessor de diretoria da Sabesp, Mario Sergio Matsumoto, além dos técnicos membros do CIRS, Ivan Mello, Wagner Cabelho e Sandro Roberto de Souza.

Vale do Futuro

O Vale do Futuro é um megaprojeto lançado pelo Governador João Doria lançou, que une  políticas públicas para impulsionar ações de curto, médio e longo prazo de desenvolvimento econômico e social do Vale do Ribeira. O programa prevê R$ 1 bilhão em investimentos públicos e atração de mais R$ 1 bilhão em recursos privados, além de 30 mil oportunidades de emprego, renda e empreendedorismo até o final de 2022.

Publicidade