ABES lançará a edição 2020 do Ranking ABES da Universalização do Saneamento

Edição 2020 será lançado em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, em transmissão online


Em sua quarta edição, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento se consolidou como um importante instrumento de análise do setor no Brasil. Nesta edição, o estudo reúne 1857 municípios, representando cerca de 70% da população do país e mais de 33% dos municípios brasileiros que forneceram ao SNIS – Sistema Nacional de Informações de Saneamento – as informações para o cálculo de cada um dos cinco indicadores utilizados no estudo. As 27 capitais brasileiras estão presentes no ranking.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho (sexta-feira), às 10h, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES lançará a edição 2020 do Rankin ABES da Universalização do Saneamento. O evento online e gratuito contará com apresentação de Roberval Tavares de Souza, Presidente nacional da entidade, e Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática da ABES de Comunicação. 

O lançamento integrará série ABES Conecta, programa que disponibiliza conteúdos qualificados em webinares gratuitos e cursos pagos, com os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. As inscrições estão abertas neste link: https://bit.ly/2LYAnxW.

Em sua quarta edição, O Ranking ABES da Universalização do Saneamento se consolidou como um importante instrumento de análise do setor no Brasil. A partir de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos, o ranking identifica o quão próximo os municípios estão da universalização do saneamento. Apura ainda os impactos da ausência ou precariedade do saneamento na saúde da população. Por fim, apresenta um panorama da situação de cada município do ranking em relação à formulação do Plano de Saneamento Básico, instrumento fundamental para as políticas públicas de saneamento no país e condição para obtenção de recursos da União para esses serviços a partir de 2023.

O ranking edição 2020 reúne 1857 municípios, representando cerca de 70% da população do país e mais de 33% dos municípios brasileiros que forneceram ao SNIS – Sistema Nacional de Informações de Saneamento – as informações para o cálculo de cada um dos cinco indicadores utilizados no estudo. As 27 capitais brasileiras estão presentes no ranking.

Sobre a ABES

Completando em junho 54 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

ABES, há 54 anos trabalhando pelo saneamento e pela qualidade de vida dos brasileiros.

www.abes-dn.org.br

Publicidade