ETE La Farfana, maior estação de tratamento de esgoto da América Latina, conta com equipamentos brasileiros

Equipamentos vem da empresa Tecniplas


Um scrubber e dois tanques fabricados pela Tecniplas fazem parte da infraestrutura pertencente à estação de tratamento de esgoto (ETE) La Farfana, a maior do gênero na América Latina. Situada na Região Metropolitana de Santiago (Chile) e construída pelo grupo francês Suez, a ETE tem capacidade para tratar 8,8 m³/s de efluentes e atender metade da população da capital chilena, algo em torno de 3,7 milhões de pessoas.

Todo o biogás gerado pela ETE La Farfana, explica Luís Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas, é dessulfurizado por meio da tecnologia Thiopaq®, da Paques Brasil. "O biogás tratado é enviado para o uso em caldeiras, sendo que uma parte passa pelo processo de purificação para chegar ao biometano e, na sequência, alimentar a rede de energia da Metrogás, concessionária que atende Santiago", detalha.

Com 19,6 m de altura, 2 m de diâmetro e 60 m³ de capacidade, o scrubber produzido pela Tecniplas e instalado na ETE La Farfana opera sob uma pressão de 50 mbar. "Tem como função a retirada das impurezas do biogás. O gás puro, então, passa a ser ideal para a combustão e geração de energia ambientalmente amigável".

Em relação aos dois reservatórios, ambos trabalham sob pressão atmosférica, sendo que o maior deles (tanque reator) pode armazenar até 92 m³ - tem 7 m de altura e 4,2 m de diâmetro -, enquanto o menor (tanque sedimentador), de 6 m³, tem 6 m de altura e 1,2 m de diâmetro.

Todos os itens produzidos pela Tecniplas para esse projeto foram fabricados de acordo com a norma ASME-RTP1, que se refere aos cuidados na manufatura de equipamentos de plástico reforçado com fibras de vidro (PRFV) resistentes à corrosão, e com as normas NCh 432 e NCh 2369, que consideram nos projetos as cargas de vento e os requisitos para a construção em regiões sujeitas a abalos sísmicos.

Sobre a Tecniplas
Fundada em 1976, a Tecniplas é a maior fabricante brasileira de tanques e equipamentos especiais de compósitos em PRFV (plástico reforçado com fibras de vidro). Situada em Cabreúva (SP), onde mantém uma fábrica de 32 mil m², a Tecniplas atende os setores de álcool e açúcar, papel e celulose, cloro-soda, química e petroquímica, fertilizantes, alimentos e bebidas e saneamento básico. Para mais informações, acesse www.tecniplas.com.br

Publicidade