Cagece vai reativar açude para melhorar abastecimento de água

Açude Adauto Bezerra será reativado para manter abastecimento de Pereiro, município no Ceará


Como forma de aumentar a oferta e distribuição de água do município de Pereiro, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que inicia amanhã (27), operação assistida de captação de água bruta no açude Adauto Bezerra. Isso significa que a companhia está realizando todos os ajustes técnicos e operacionais para abastecer a cidade por meio do referido manancial. A operação será concluída sexta-feira (29), quando a distribuição de água será normalizada.

Vale ressaltar que antes de chegar à população, a água recebe todo o tratamento necessário para o consumo humano e que essa água bruta encontra-se dentro dos padrões de qualidade e parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A garantia da potabilidade é atestada por provas e contraprovas de análises realizadas pelos laboratórios certificados da Cagece.

Na oportunidade, a companhia ratifica que o objetivo da operação é garantir a continuidade do abastecimento e segurança hídrica de Pereiro, que atualmente realiza a captação de água apenas por poços tubulares. A Cagece vem empreendendo esforços para manter a cidade abastecida mesmo diante das dificuldades do estado crítico de escassez hídrica do Ceará.

Segundo o gerente da Bacia do Baixo Jaguaribe para a Cagece, Tancredo Wilson, diante da impossibilidade de abastecimento pelo açude Mapuá, manancial anterior da região, a reativação do Adauto Bezerra é fundamental: “Os poços tubulares existentes em Pereiro não são suficientes para abastecer todo o município. O açude Adauto Bezerra possui volume e os parâmetros de qualidade necessários para consumo humano”, explica.

Publicidade