Webinar de Capacitação da ANA - Agência Nacional de Águas

A instituição atua de diversas formas para evitar, minimizar ou solucionar conflitos pelo uso dos recursos hídricos


Dando sequência à série Webinar de Capacitação da ANA, a Agência Nacional de Águas realiza o seminário on-line com o tema Gestão de Conflitos em Recursos Hídricos nesta quinta-feira, 28 de maio, a partir das 17h. Os convidados para discutir o tema são Valmir Pedrosa, professor no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e Ubirajara Patrício Álvares da Silva, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). A moderação do webinar ficará a cargo de Luis Mello, especialista em recursos hídricos da ANA. 

Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a Agência Nacional de Águas, a instituição atua de diversas formas para evitar, minimizar ou solucionar conflitos pelo uso dos recursos hídricos. Cabe à ANA, por exemplo, planejar e promover ações destinadas a prevenir ou minimizar os efeitos de secas e inundações, eventos críticos que costumam gerar conflitos pelo uso da água, no âmbito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). 

Além disso, a Agência define e fiscaliza as condições de operação de reservatórios por agentes públicos e privados para garantir o uso múltiplo das águas conforme os planos de recursos hídricos das bacias hidrográficas.

Publicidade