Recuperação da tubulação que leva oxigênio aos microrganismos da estação de tratamento de esgotos Porto Novo

Estes “bichinhos” colaboram com a redução da matéria orgânica presente nos esgotos durante o tratamento


Colaboradores da Sabesp e contratados entraram “literalmente” nos tanques de esgotos para executar uma missão para lá de especial: recuperar uma tubulação que leva oxigênio aos microrganismos da estação de tratamento de esgotos Porto Novo. 

Estes “bichinhos” – os verdadeiros protagonistas do processo -  colaboram com a redução da matéria orgânica presente nos esgotos durante o tratamento. Sem o oxigênio suficiente nos tanques, eles morrem, causando redução da eficiência no tratamento de esgotos. 

Para cumprir o desafio, as equipes tiraram e distribuíram cerca de 6 milhões de litros de esgoto em outros reatores da estação para que fosse possível ter acesso à tubulação danificada. 

Foram necessários dois dias de intensa atividade, desde o esvaziamento do tanque e secagem do material empregado para consertar a tubulação em fibra de vidro e colocar o sistema em operação.

A união faz a força - Pedro Rogério Veiga, gerente do setor em Caraguatatuba, ressaltou que o  tratamento de esgotos não recebe aplicação de produtos químicos, com exceção da desinfecção e, para que tudo funcione perfeitamente, é necessário a oxigenação adequada durante todo o tempo.

“Assim que identificamos problemas no sistema, reunimos profissionais que conseguissem entender a situação e atacar de imediato. Houve mobilização da equipe, com pedreiros, eletricistas, encanadores e mecânicos e fazer a atividade durante dois dias integrais. Foi um sucesso, o sistema voltou a funcionar rapidamente e não perdemos a qualidade do tratamento, graças ao empenho de todos os profissionais”, ressaltou Veiga.

Publicidade