Webinar: Gestão dos recursos hídricos
Assessoria de imprensa -
Tema foi debatido durante webinar que contou com a presença do secretário-executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti
Diante de pandemias como a que enfrentamos atualmente, sobressai a necessidade e importância do acesso à água. E como manter mobilizados e ativos, em tempos de Covid-19, as ações dos colegiados participativos (Comitês de Bacias) que têm poder decisório sob a gestão dos recursos hídricos?
O tema foi debatido durante o webinar promovido pelo Observatório de Governança das Águas (OGA). A iniciativa, que contou com a participação do secretário-executivo dos Comitês PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), Luiz Roberto Moretti, também abordou a importância do desenvolvimento tecnológico ao longo destes 60 dias de isolamento, assim como a necessidade da “alfabetização” frente à necessidade de uso destas novas tecnologias.
Isto porque, grande parte das reuniões, discussões e decisões tem sido feitas online. “As ações e trabalhos relacionadas a gestão de recursos hídricos não param. Entre as atividades desenvolvidas pela Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ, destaque para o Sistema de Informação das Redes Telemétricas, que atualmente contam com 50 pontos, Previsões Hidrometeorológicas e Sistema de Suporte de Decisões, que nos direciona quando o assunto é descarga do Sistema Cantareira”, explica Moretti, que acrescenta: “Além disso, continuamos com o acompanhamento de projetos, serviços ambientais e do Plano de Bacias, assim como a comunicação mantém suas atividades”, afirma Moretti.