Grupo Sabará recebe o Selo de Uso de Energia Renovável

Para a planta localizada em Santa Bárbara d’Oeste - SP e reitera seu compromisso com o meio ambiente e práticas sustentáveis


Genuinamente brasileiro, o Grupo Sabará recebe o Selo de Uso de Energia Renovável para a planta localizada em Santa Bárbara d’Oeste - SP e reitera seu compromisso com o meio ambiente e práticas sustentáveis. Este selo certifica que 100% da energia consumida pela unidade está lastreada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e foi gerada por fontes de energia renováveis provenientes do mercado livre, tais como usinas eólica e solar, de pequenas centrais hidrelétricas e biomassa.

“Trabalhamos com base nos princípios da economia circular, que tem como fundamento o melhor aproveitamento dos recursos naturais, evitando desperdícios e descartes, e o resultado deste modelo sustentável é a nossa nova planta”, comemora Ulisses Sabará, sócio-diretor do Grupo Sabará.

Em 2019, a planta de Santa Bárbara d’Oeste, com operações de três das unidades de negócio do grupo (Concepta Ingredients, Sabará Químicos e Ingredientes e BioE), adquiriu energia de fonte renovável suficiente para suprir 100% de seu consumo e reduziu em 116,51 Ton a emissão de CO2, um dos gases causadores do aquecimento global.

Emissão de Títulos Verdes e participação no CEO Water Mandate

As iniciativas sustentáveis são sempre o foco da empresa, por isso, o Grupo Sabará também se tornou a primeira indústria do setor químico da América Latina a emitir títulos verdes.  É a primeira vez que uma empresa química do país consegue atender a critérios verdes, que permitirão acesso a capital para projetos ambientais.

A empresa, conseguiu captar R$ 20 milhões em títulos conhecidos como green bonds, instrumentos oferecidos pelo mercado de capitais para captação de recursos para projetos com benefícios ambientais que são parecidos com títulos de dívidas comuns, mas que só podem ser usados para financiar investimentos considerados sustentáveis, como projetos para reduzir emissões de gases e consumo de água, energia e matérias-primas.

Para conquistar um título verde, uma empresa precisa se comprometer verdadeiramente com a causa e emitir relatórios que comprovem suas notas para os principais indicadores de sustentabilidade. De acordo com Ulisses Sabará, durante 20 anos pelo menos, ele encontrou pouca ou nenhuma porta aberta para captar recursos a custos acessíveis, “O dinheiro disponível está alocado em grandes empresas e startups. Agora tivemos a grata surpresa de encontrar capital alinhado com nossos valores”, ressaltou o empresário.

Além disso, a empresa se tornou membro do CEO Water Mandate, uma plataforma que reúne líderes empresariais para enfrentar os desafios globais da água por meio da administração corporativa, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), governos e organizações da sociedade civil, com o objetivo de se conectar com as principais tendências de gestão corporativa da água e desenvolver práticas inovadores e sustentáveis.

Vale ressaltar também, que a empresa está comprometida com o Pacto Global da ONU - que tem como meta alinhar as políticas e práticas empresariais com valores universalmente acordados nas áreas de direitos humanos, do trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção e com a Agenda 2030 – e anualmente, o Grupo relata publicamente suas ações e resultados no COP (Communication on Progress).

Publicidade