Webinar gratuito: saneamento e saúde pública

Para especialistas, saneamento atua como ferramenta de saúde preventiva e deve ser tratado com maior responsabilidade pelo Estado.


Por Murillo Campos

Um debate sobre saneamento e saúde pública expôs a correlação entre os setores no enfrentamento de doenças no Brasil. O assunto foi abordado nesta quarta, 6 de maio, durante estreia do webinar gratuito promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e pelo MBA Saneamento Ambiental, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Roberval Tavares de Souza, Presidente nacional da ABES, foi um dos palestrantes do evento online.

Sob o tema “Pulando no esgoto” – Pandemia: o saneamento e a saúde pública no Brasil”, o encontro reuniu, além de Roberval, os especialistas Claudio Maierovitch, sanitarista na Fiocruz Brasília, e Wanderley Paganini, superintendente de Gestão Ambiental da Sabesp e conselheiro da ABES.

Webinar gratuito: saneamento e saúde pública

A apresentação foi feita por Rafael Castilho, coordenador administrativo do MBA Saneamento Ambiental, com comentários do professor Elcires Pimenta, coordenador técnico do curso.

Na ocasião, eles abordaram o saneamento como ferramenta de saúde preventiva importante no combate a doenças, entre elas o coronavírus, que tem como principal forma de prevenção a lavagem das mãos. “A partir da pandemia, o valor da essencialidade do saneamento passou a ter um peso muito maior na discussão da própria universalização e o que nós devemos ter como política de saúde pública e saneamento daqui pra frente no Brasil”, declarou Pimenta.

Webinar gratuito: saneamento e saúde pública

Segundo Roberval, porém, a falta de acesso à água tratada e coleta de esgoto em algumas regiões do País impacta diretamente na saúde e bem-estar das pessoas, conforme indica estudo do Ranking ABES da Universalização do Saneamento.

“O ranking demonstra que quanto mais saneamento, menor o índice de internações. Quanto menor o índice de saneamento, maior a quantidade de doenças de veiculação hídrica”, disse Roberval. “Passou da hora do governo entender que o saneamento tem que ser prioridade, uma questão de Estado. Não podemos mais negligenciar essa questão.”

Webinar gratuito: saneamento e saúde pública

Para Maierovitch, sanitarista da Fiocruz Brasília, as populações pobres acabam sendo as mais prejudicadas, sofrendo além da ausência de saneamento, com habitações precárias e serviços de saúde inadequados.

“É inaceitável que um país como o nosso, com a dimensão econômica e de recursos naturais que tem, não consiga levar as condições mínimas de habitabilidade e saneamento para o conjunto da sua população”, afirmou ele, que vê como motivo principal disso o abandono de políticas públicas nestas áreas.

Webinar gratuito: saneamento e saúde pública

Aproveitando o gancho do tema do debate, o coordenador Pimenta observou que há ainda uma mentalidade obsoleta em relação à importância dos serviços básicos, algo que prejudica o avanço do setor.

“A frase “o brasileiro está acostumado a pular no esgoto” vem de uma visão muito atrasada no Brasil e não está sozinha, ela está ligada a achar que o brasileiro não tem direito à coleta de esgoto”, analisou. Ele acrescentou: “Essa é uma visão que tem que ser superada.”

Webinar gratuito: saneamento e saúde pública

Já Paganini, superintendente de Gestão Ambiental da Sabesp, destacou a necessidade da valorização dos sanitaristas, ainda mais essenciais em tempos de pandemia. “Nós fazemos saneamento para sociedade e ela precisa de todos nós”, frisou. “Temos uma grande oportunidade na retomada – pós-pandemia – de transformar o saneamento. Parar de ser ator coadjuvante e ser ator definitivo que comanda a infraestrutura no País”, encerrou o presidente nacional da ABES.

Se você perdeu ou deseja rever o webinar, acesse aqui e confira na íntegra o evento. E fique atento às nossas próximas novidades!

Publicidade