Na solução ideal para contaminante, 80% de expertise pesam mais que 20% do coagulante

Definir o produto adequado a ser utilizado para retirar contaminantes da água e/ou do efluente leva em conta uma série de fatores. Para atender de forma satisfatória aos fatores-chave do tratamento, é preciso escolher corretamente o coagulante


Na solução ideal para contaminante, 80% de expertise pesam mais que 20% do coagulante

Definir o produto adequado a ser utilizado para retirar contaminantes da água e/ou do efluente leva em conta uma série de fatores. Para atender de forma satisfatória aos fatores-chave do tratamento, é preciso escolher corretamente o coagulante e controlar sua dosagem. Mas o que pesa mesmo mais nesta balança são os 80% de expertise do especialista da empresa para encontrar a solução ótima que resolva de forma eficaz o tratamento. Os outros 20% ficam por conta dos produtos químicos aplicados.  

Know-how empresa
O expertise é tudo na hora de definir a solução ideal. “Para achar a solução ótima, contam 80% de experiência do especialista em saber combinar as químicas para remover determinado contaminante, junto com as condições de pH e ponto de aplicação, e 20% dos produtos químicos aplicados” – pondera Damian Serra, diretor técnico de soluções para monitoramento químico da Suez Water Technologies & Solutions América Latina. 
Então, a solução para eliminar um contaminante na água não é exclusivamente química. “Claro, a empresa deve contar com todos os ativos no portfólio disponíveis para encontrar a solução técnica e econômica mais adequada às especificações desejadas na água” – esclarece o responsável técnico. 
Existem soluções-padrão para muitos dos desafios que se apresentam nas plantas tratadoras. “É o know-how de cada empresa em saber como aplicar estas combinações de química e condição operacional para entregar a solução ao cliente. É essencial contar com pessoal experiente no assunto e preferencialmente na indústria de onde é o efluente que se pretende tratar” – enfatiza Serra. 
Os engenheiros da Suez, por exemplo, têm expertise em tratamento de efluentes de indústrias específicas, como Alimentos e Bebidas (F&B), petroquímicas e refinarias, entre outras.

Na solução ideal para contaminante, 80% de expertise pesam mais que 20% do coagulante

Fatores-chave
Problemas no uso dos coagulantes relacionam-se às características físico-químicas da água e/ou do efluente a ser tratado, que influenciam na escolha do produto ideal a ser usado. “Fatores como o tempo de agitação, a retenção do coagulante na água, o pH, o ponto de dosagem apropriado, a temperatura, a operação adequada de descargas de lodo, a limpeza, a vazão, entre outros, interferem na performance dos produtos e na qualidade e execução da coagulação e floculação” – elenca Mario Rovani, vendedor técnico da HidroAll do Brasil.
A escolha correta do coagulante e o controle da sua dosagem são fatores-chave do tratamento. “Os coagulantes devem ser armazenados e utilizados em condições próprias, sem misturas com outros tipos de produtos, para evitar contaminação que possa causar prejuízos aos tratamentos. Cada tipo de efluente e/ou água necessita de produto específico, definido somente com ensaios de floculação por pessoal especializado” – aponta Marco Aurélio Venditti, gerente técnico industrial da Bauminas. A equipe técnica da empresa realiza ensaios nos seus laboratórios e Centro Tecnológico para a entrega de soluções customizadas a cada necessidade.
São comuns ainda problemas no uso de coagulantes quando a qualidade físico-química da água oscila com frequência e de modo aleatório. “Quando a estação de tratamento possui tempo de residência curto em efluentes ou quando a água superficial, em afluentes, sofre muita oscilação em seu leito. Nestas situações, existem unidades que não possuem automação com lógica de controle, que vincula dosagem de coagulantes e parâmetros-chave de performance (KPIs)” – explica Serra, da Suez. 
Para automação com lógica de controle, a Suez utiliza o InSight®, plataforma digital que monitora a operação pelo telefone ou computador e alerta quando algum parâmetro definido pelo usuário como crítico para o desempenho do sistema sair de controle. Além disso, conta com o TrueSense, que recebe sinais dos sensores que monitoram os parâmetros críticos. “Por meio de lógica feed-forward, o TrueSense consegue adequar as dosagens de químicos, sejam coagulantes, seja para ajuste do pH, e normalizar a operação (vide foto)” – destaca Serra.

Na solução ideal para contaminante, 80% de expertise pesam mais que 20% do coagulante

Na solução ideal para contaminante, 80% de expertise pesam mais que 20% do coagulante

Pelo InSight®, os especialistas da empresa auditam de modo contínuo a saúde dos sistemas, independentemente do tratamento químico aplicado. “Por meio de sensores de dosagem, detectores ou analisadores de parâmetros, como pH ou turbidez, instalados no cliente, acompanhamos remotos a performance dos sistemas, recebendo alertas quando os KPIs saem da especificação” – ressalta o diretor técnico da Suez.
Em todos os casos, o controle das variáveis é automatizado localmente por meio das unidades TrueSense®. Segundo Serra, há casos de referência no Brasil de unidades de Flotação por Ar dissolvido (DAF) operadas completamente de forma automática com TrueSense® e monitoradas remoto com  InSight®.

Aplicações 
Os coagulantes de alta performance são usados em águas ou efluentes domésticos ou industriais que possuem elevada quantidade de contaminantes para remover partículas orgânicas e/ou inorgânicas e no tratamento de água para consumo humano. São aplicados em águas ou efluentes que precisam de rápida decantação e de alta eficiência de remoção dos contaminantes. 
Entre os casos típicos, encontram-se:  
• Águas com ferro e manganês ou fósforo; 
• Efluentes com sangue, muitos sólidos e gordura das mais diversas origens, vindas de curtume, frigoríficos e mineração;
• Efluentes contaminados com tintas da indústria têxtil; 
• Separação de hidrocarbonetos nas bacias de decantação de refinarias e  petroquímicas;
• Separação de óleo mineral no tratamento de águas nas siderúrgicas de ferro e alumínio; 
• Clarificação de água influente em regiões frias; 
• Cabines de pintura da indústria automotiva; 
• Remoção de gordura em abatedouro de frangos e suínos e frigoríficos; 
• Remoção de Carbono Orgânico Total de modo geral, que, em excesso, pode causar contaminação, altos custos de tratamento e danos ambientais.  
Fontes: Bauminas e Suez.

Na solução ideal para contaminante, 80% de expertise pesam mais que 20% do coagulante

Químicos e orgânicos
Exemplo de volume atendido para coagulantes da Suez:
• De base inorgânica, pode chegar a ser 55% do volume total; 
• Os outros 35% são de base orgânica; 
• E até 10% são combinados.
Tipos de coagulantes de alta performance químicos (inorgânicos) e orgânicos usados hoje:
Químicos (inorgânicos)
• Cloreto Férrico; 
• Sulfato Férrico; 
• Cloreto Ferroso; 
• Sulfato de Alumínio;
• Policloreto de Alumínio; 
• Aluminato de Sódio.
Orgânicos 
• Taninos, polifenóis de origem vegetal encontrados em plantas, frutas e sementes;
• Poliaminas, moléculas presentes em plantas, animais e microrganismos.
Fonte: HidroAll.
Os coagulantes de alta performance hoje usados aliam íon alumínio com íon ferro polimerizados. O Polifer® (Policloreto de Alumínio Férrico) da Bauminas, coagulante polimerizado de cadeias longas traz ferro na forma de Fe 3+
em sua composição, o que resulta em coagulação bem mais eficiente a custo competitivo. Quando comparado com PAC (Policloreto de Alumínio) tradicional, obtém resultados superiores e reduz o uso de floculantes.
Quando é preciso decantação rápida e abrangente de contaminantes, os coagulantes combinados – linha KlarAid CDP, da Suez – são de grande performance. Estes coagulantes possuem componentes inorgânicos metálicos à base de alumínio ou ferro – alguns são poliméricos, como o Policloreto de Alumínio (PAC) ou o Hidrato de cloro-alumínio (ACH) – e poliacrilamidas, ou poliaminas catiônicas, ou materiais naturais, como taninos (polifenóis de origem vegetal). 

Na solução ideal para contaminante, 80% de expertise pesam mais que 20% do coagulante

Contato das empresas
Bauminas:
www.bauminas.com.br
HidroAll: www.hidroall.com.br
Suez: www.watertechsolutions.com.br 

Publicidade