Certificações são diferencial para empresas de tratamento de água e efluentes

A busca por empresas que oferecem produtos e serviços com atestado de qualidade não é mais um exagero de mercado, as certificações têm se tornado cada vez mais um parâmetro de análise


Certificações são diferencial para empresas de tratamento de água e efluentes

A busca por empresas que oferecem produtos e serviços com atestado de qualidade não é mais um exagero de mercado, as certificações têm se tornado cada vez mais um parâmetro de análise. Por parte dos consumidores, o processo de certificação garante ao cliente a qualidade do serviço que está sendo adquirido. Pelo lado da empresa, oferece garantia, credibilidade e diferencial de mercado.
A certificação demonstra que o sistema de gestão da qualidade foi certificado de acordo com as melhores práticas das normas e aprovado, permitindo que os clientes possam confiar que a empresa implementou os processos internos necessários para cumprir com tais obrigações.
Quando o assunto é tratamento de água e efluentes, essas exigências são ainda mais importantes e fundamentais na escolha de um fornecedor. 
A certificação é a atestação dada por uma instituição específica com base numa decisão decorrente de uma análise que comprova que os requisitos especificados foram demonstrados e que o órgão responsável aprovou.
De acordo com Daniela Abad, Líder ISO para América Latina da Suez Water, Technologies & Solutions, ter uma cerificação aumenta a capacidade competitiva, considerando que ela muitas vezes é um requisito contratual ou preferencial dos clientes. Atualmente a empresa, em termos de América Latina, tem a certificação ISO9001: 2015.
O escopo desta certificação abrange algumas categorias. A primeira dela é o CMS Empresarial, direcionada para desenvolvimento, fabricação e venda de produtos químicos para tratamento de água e processos para prestação de serviços relacionados à aplicação de ferramentas químicas, como aplicações on site e serviços digitais de análises e monitoramento remoto, e serviços laboratoriais e analíticos para soluções de sistemas de águas e processos.
A segunda categoria é Business ES Services para vendas, projeto, fabricação, instalação e operação de sistemas de tratamento de águas para aplicações industriais. Por fim, Negócios ES Projetos para vendas, engenharia, gestão de suprimentos, fabricação e montagem, comissionamento de equipamentos e plantas de tratamento de águas.
Este é um padrão internacional para sistemas de gestão de qualidade. Traz confiabilidade e credibilidade de que temos processos de qualidade para fornecer constantemente produtos e serviços que atendem aos requisitos dos clientes” – enfatiza Daniela.
A Norma ISO 9001 baseia-se no ciclo PDCA (plan-do-check-act), ou seja, planejar, checar, agir e fazer. Daniela explica que no processo de aquisição da certificação pela Suez, inicialmente, na fase “plano” foram definidos os principais processos para o sistema de gestão da qualidade, objetivos e metas e recursos específicos. Também foram forçados o contexto em que a empresa atua, quais partes envolvidas (clientes, colaboradores, provedores, partes interessadas, etc), e identificado os riscos que podem impactar os objetivos e expectativas dessas partes relacionadas.
A partir daí, foi implementado controles operacionais para garantir a execução conforme planejado. Na fase “check”, foram avaliados os resultados obtidos através de auditorias internas e análises críticas pela direção, e consequentemente implementação de exigências. A certificação ISO é válida por um ciclo de 3 anos, anualmente é realizada auditoria para confirmar se ainda são seguidos os critérios da norma em questão.

Certificações são diferencial para empresas de tratamento de água e efluentes

“A ISO 9001 traz alguns requisitos como gestão de não conformidades, foco no cliente, abordagem de riscos e oportunidades, entre outros. Além do que, exige a implementação de processos e procedimentos padronizados, para manter e aprimorar o conhecimento organizacional. Tudo isso promove uma cultura de qualidade e melhoria contínua, buscando sempre a redução de falhas e custos, e maior satisfação dos clientes” – enfatiza Daniela.
A representante da Suez enfatiza que essa certificação reconhece que a empresa está comprometida com a qualidade de seus produtos e serviços, buscando aumentar a satisfação de seus clientes por meio da melhoria contínua de seus processos.
Fernando Cerboncini, diretor da UPE – Universal Process, explica ainda que a ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança. “É uma norma de padronização para um determinado serviço ou produto, que pode ser desde processos internos, na parte administrativa, como industrial, na operação” – destaca.
Vale ressaltar que essa norma não específica requisitos, cabe a empresa criar e definir seus próprios parâmetros de qualidade, restando a certificadora atestar se os mesmos estão sendo seguidos. Na prática, isso significa que o fornecedor estabelece uma abordagem sistêmica para a gestão de qualidade e gerencia seu negócio de tal forma que assegura que as suas necessidades estejam compreendidas, aceitas e atendidas.
Sua especificação pode ser através da referência a uma norma ou regulamento, ou mesmo a um catálogo, bem como a anexação de um projeto, folha de dados, etc. “Quando criamos um padrão de qualidade para nossos processos e adquirimos uma certificação para eles, oferecemos maior segurança e credibilidade aos nossos clientes.” – afirma  Cerboncini.
Em paralelo, as organizações também estão preocupadas em demonstrar uma boa gestão dos recursos econômicos, questões sociais e ambientais. A preocupação ambiental de uma empresa pode ser determinante para a conquista de clientes, pois a busca por produtos e serviços amigáveis ao meio ambiente vem aumentando exponencialmente.
Nesse sentido, o diretor da UPE destaca que além da ISO 9001 a empresa também possui a certificação ISO 14000. Trata-se de um conjunto de normas internacionais que abrange sistemas de gerenciamento ambiental, auditoria ambiental, rotulagem ambiental, avaliação do desempenho ambiental e avaliação do ciclo de vida.
Esta certificação define o esboço de como as organizações podem integrar considerações ambientais em suas operações e produtos. As normas ISO 14000 não propõem metas ambientais, mas fornecem às organizações as ferramentas para avaliar o impacto que suas atividades, produtos ou serviços têm no meio ambiente.
“Não estamos falando apenas de benefícios para os clientes, toda empresa ganha quando são criados parâmetros de qualidade, pois garantem otimização dos processos, ações e melhorias contínuas, menos falha, evolução e crescimento interno, sem falar no meio ambiente.” – enfatiza  Cerboncini.

Certificações são diferencial para empresas de tratamento de água e efluentes

A Tera Ambiental, por sua vez, possui a ISO 14001. Essa certificação faz parte do conjunto de normas ISO 14000 com escopo de sistema de gestão ambiental, sendo direcionada à certificação por terceiras partes. Além disso, possui a ISO 17025 para amostragem e análises realizadas em laboratório próprio e o selo Qualidade Certificada, do IBD, que exige o padrão de qualidade dos processos de reciclagem de esgoto e reciclagem de resíduos.
“Entendemos que as certificações de órgãos independentes e as auditorias constantes conferem credibilidade aos processos e garantia da melhoria contínua do sistema de gestão da empresa” – explica Robert Atademo, representante da Tera Ambiental.
Para cada norma existe uma especificidade diferente mas, de forma geral, é necessário realizar adequações na infraestrutura da empresa, alinhamento de processos e investir constantemente no treinamento dos colaboradores. 
A Tera busca aderência às normas diariamente e as auditorias são periódicas, de acordo com a norma de referência. Para a ISO 14001 e o IBD as auditorias de certificação são anuais. Já para a ISO 17025 as auditorias são bianuais.
Segundo Atademo, ter o certificado na parede não é o mais importante para empresa, assim como também não é o requisito fundamental para os clientes ou para poder concedente. Para a Tera, uma certificação serve como um ponto de controle que indica se o sistema de gestão da empresa está desenvolvendo da melhor forma. “Ao alinhar os processos e organizar toda a informação da empresa, ganhamos em produtividade e no ambiente de trabalho. As certificações também diminuem o tempo das auditorias que nossos clientes fazem nos nossos processos, porque entendem que existe o acompanhamento constante de um organismo independente” – destaca ele.
O mercado de tratamento de água e efluente não exige uma norma ou certificação específica, mas ter uma certificação, independente de qual seja ela, é uma forma útil para que uma organização seja capaz de demonstrar que ela gerencia seu negócio e alcança um padrão de qualidade consistente, trazendo resultados positivos para organização, meio ambiente e principalmente para o cliente. 
 

Contato das empresas
Suez Water:
www.suezwatertechnologies.com.br
Tera Ambiental: www.teraambiental.com.br
UPE – Universal Process: www.upe.com.br


 

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