Grundfos Espera Crescer 25% Até 2014

Multinacional dinamarquesa aposta na potencialidade do mercado brasileiro e foca no aumento da base de clientes


Grundfos Espera Crescer 25% Até 2014

 

A Grundfos é uma multinacional dinamarquesa especializada em sistemas de bombeamento. A gama de soluções da empresa vai de sistemas de abastecimento de água até serviços farmacêuticos, por exemplo. A indústria está presente em 47 países, no Brasil, o foco da multinacional é pegar uma carona no crescimento do país e duplicar a receita até 2014.
Segundo a empresa, o Brasil se tornou um mercado promissor por conta dos resultados que vem apresentando. De acordo com a Grundfos o setor de bombeamento no país movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano, o mercado nacional é um dos mais fortes da América Latina. Mundialmente o setor de soluções para bombeamento fatura 30 bilhões de Euros por ano. De acordo com Sandro Sandanelli, diretor geral da Grundfos no Brasil, a empresa é uma das três maiores do setor no país e é responsável por cerca de 10% do market share.

Planos para crescimento
No Brasil a empresa esta trabalhando em três estados, em São Paulo – com a matriz localizada na cidade de São Bernardo do Campo –, e com duas filiais, uma em Recife e a outra no Rio de Janeiro. O objetivo é suprir a alta demanda da região Sudeste e explorar a promissora região Nordeste do país. Para entrar em grande estilo no mercado nacional, que é disputado com outras 20 empresas, a Grundfos foca em: participação no mercado, prospecção de clientes, novos nichos e ampliação de portfólio e, para suportar todo este plano de ação, reforço na infraestrutura e atendimento ao cliente. "Sempre fomos uma empresa voltada para o produto e para o desenvolvimento tecnológico. Agora, estamos aperfeiçoando o padrão de qualidade do atendimento ao cliente, por intermédio de um contínuo aprimoramento da prestação de serviços e de uma atuante política comercial", diz Sandanelli.
De acordo com a Grundfos, os principais alvos da empresa para o mercado de sistemas de bombeamentos no Brasil são: saneamento básico, abastecimento de água, indústria de processos, ar-condicionado e pressurização, mercado alimentício, mineração e setor petroquímico. Segundo Sandanelli, muitas oportunidades de mercado estão surgindo no que se refere a saneamento básico e abastecimento de água, o nicho está em destaque por conta dos investimentos em infraestrutura. Hoje, a Grundfos no Brasil está com uma carteira de mais de 2 mil clientes, dentre eles estão companhias como a Vale do Rio Doce, Sabesp e Petrobras.
Além dos projetos de infraestrutura, que o diretor-geral da Grundfos atribui a outros fatores que vão além dos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo – como a real necessidade de investimento em áreas remotas do país que ainda vivem sem condições estruturais para saneamento básico e bombeamento de água potável –, o executivo acredita que a construção civil será outra grande alavanca para o mercado. "O Brasil ainda é muito carente de moradias, portanto, ainda serão construídos muitos apartamentos e casas", afirma.

 

Grundfos Espera Crescer 25% Até 2014

 

Investimentos
Para atingir a meta de crescer 25% até 2014, a Grundfos vem aplicando altos investimentos no país. Para atingir o objetivo, a empresa investiu cerca de R$ 10 milhões em infraestrura, o montante foi destinado a implantação da tecnologia SAP e em uma nova bancada de testes. Segundo o diretor-geral da multinacional, existe a possibilidade que nos próximos cinco anos aconteçam aquisições de novas plantas e até abertura de novas filiais com o objetivo de atender a demanda do crescimento que pretendem atingir.

Pós-venda e a estratégia de crescimento
Para Sandanelli, o pós-venda é ponto fundamental da estratégia de crescimento. "O mercado não pode ter como foco somente as novas construções que necessitam de sistemas de bombeamento. As plantas já existentes também precisam de novos projetos, ou mesmo o empresário que o contratou terá outros sistemas para ser implantados ao longo do tempo de relacionamento com a prestadora de serviço. Por isso, o pós-venda é tão importante quando a própria venda, é neste ponto que o consumidor mede a capacidade de suporte do fornecedor e ganha confiança ou não."
Para dar conta da demanda de pós-venda, a Grundfos tem um sistema de ensino chamado: Academia Grundfos. O projeto capacita parceiros para o programa de manutenção preventiva e reparo de equipamentos. "Além de dar o devido suporte do pós-venda, nós tentamos implantar um diferencial na venda. A negociação pode até ser um pouco mais longa, mas vamos atrás de todas as informações sobre a necessidade do cliente para que ele possa adquirir o produto ideal para a instalação. Além da preparação dos parceiros que prestam assistência técnica, a empresa está preparada com kits que são específicos para o desgaste natural dos equipamentos. Dessa forma, o cliente não deixa de ser atendidos por falta de peças ou assistência técnica.
"Os kits vão para suprir detalhes da manutenção, que, por vezes, acabam sendo deixados de lado, o técnico acaba reaproveitando pequenas peças que deveriam ser trocadas e a próxima manutenção acaba acontecendo antes do tempo ideal", explica Sandanelli.
Todos esses pontos fazem parte da estratégia de crescimento e consolidação da empresa no Brasil. "Hoje, o mercado brasileiro ainda não representa um grande número diante do total de faturamento da Grundfos no mundo. Justamente por conta disso, a empresa vem investindo forte no país que tem um grande potencial", afirma o diretor geral.

 

Contato da empresa:
Grundfos:
www.grundfos.com.br

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