Aeração Por Ar Difuso: B&F Dias Mantém Liderança E Inovação No Mercado

Fundada em 1990 em um momento de crise no cenário político-econômico nacional e contando com a experiência e o espírito empreendedor de seus criadores, a B&F Dias, uma empresa idealizada e fundada por Manuel Antônio Magalhães Dias e Rachel Dinamarco Lima.


Fundada em 1990 em um momento de crise no cenário político-econômico nacional e contando com a experiência e o espírito empreendedor de seus criadores, a B&F Dias, uma empresa idealizada e fundada por Manuel Antônio Magalhães Dias e Rachel Dinamarco Lima Dias, é hoje a maior empresa em sistemas de aeração por ar difuso da América Latina, com mais de 2000 plantas de tratamento de efluentes espalhadas por diversos países.
A partir do aperfeiçoamento e da inovação constante de seus produtos e serviços e a adoção de um modelo sustentável dos negócios, investindo nas políticas ambientais e na formação de recursos humanos consolidou-se no mercado mantendo uma relação de respeito e confiança com os seus clientes.
A reportagem da TAE foi recebida em Vinhedo pelo próprio Manuel Dias, que falou sobre como nasceu a empresa. "A B&F Dias surgiu por necessidade. Trabalhava na área em uma empresa que foi a primeira a trazer o sistema de aeração por ar difuso para o Brasil. Em 1990, com a entrada do presidente Collor, a companhia passou por uma reestruturação que incluiu a demissão de 25 gerentes e de um diretor. Neste momento eu me vi desempregado, com quase 40 anos, em um mercado estagnado. Encontrar uma nova colocação seria difícil, mas eu tinha experiência e uma indenização boa por 13 anos de serviços prestados. Decidi continuar fazendo o que eu sabia fazer e montamos a empresa. O nome B&F Dias eu já tinha criado na época", fala com orgulho.
O espírito empreendedor de Manuel Dias fez com que a empresa suplantasse bem os seus primeiros anos de existência, apesar de todas as dificuldades da época: "Logo que montei a B&F Dias fiz uma proposta para a antiga companhia em que eu trabalhava, tentando comprar a divisão de saneamento. Não consegui na ocasião. Então, em outubro de 1990, eu fui para os EUA para o Congresso de Engenharia Sanitária buscar um parceiro. Fui atendido na base da persistência: eles não tinham interesse em vir para o Brasil, mas insisti tanto que eles cederam. Fiz a primeira compra no final de novembro daquele mesmo ano. Nosso primeiro cliente foi o frigorífico Prieto, em Jordanésia. Foi um projeto bastante desafiador, já que minha experiência era com sistemas de aeração e eles tinham interesse em comprar a estação como um todo, incluindo sopradores, decantadores, bombas. Foi um começo muito difícil", explica.


Aeração Por Ar Difuso: B&F Dias Mantém Liderança E Inovação No Mercado



Um recorde de fornecimento

Recentemente, a B&F Dias bateu um recorde: o fornecimento de 45 sistemas de aeração por ar difuso em 20 dias. O projeto foi desenvolvido para um grupo empresarial do setor agropecuário do Nordeste e foi distribuído em três cidades: Juazeiro, Lagoa Grande e Petrolina.
O recorde só foi possível devido à utilização de medidas estratégicas que incluíram a criação de um grupo interno específico para atender e gerenciar o pedido, um planejamento elaborado, o fechamento de contratos exclusivos com os principais fornecedores e o controle diário da produção para garantir o cumprimento dos planos iniciais.
Os desafios de curto prazo foram acentuados pelas características diferenciadas de implantação que exigiu a elaboração de diversos projetos, mas puderam ser vencidos devido ao uso de ferramentas tecnológicas, como o sistema B&F Full Engineering, e ao comprometimento de toda equipe envolvida.
Estas estratégias fazem com que a B&F Dias tenha um dos serviços mais rápidos do mercado: "No nosso cotidiano, todos os projetos são entregues em média 24 horas após a consulta, com máximo de 48, salvo situações que exijam estudos mais detalhados", ressalta o gerente comercial da empresa, Bruno Dinamarco.


 

Aeração Por Ar Difuso: B&F Dias Mantém Liderança E Inovação No Mercado Aeração Por Ar Difuso: B&F Dias Mantém Liderança E Inovação No Mercado


Experiência anterior
Manuel Dias gosta de falar sobre a experiência que teve antes de fundar a B&F Dias e de como isso influenciou no sucesso da empresa: "Eu trabalhava na Norton, tradicional fabricante de lixa e rebolo, que hoje é uma marca da Saint Gobain. Nela eu tive oportunidade de ser treinado, conhecer instalações e ter contato com toda a tecnologia. Inicialmente eu fui contratado para trabalhar com desenvolvimento de novos mercados. Mas um dia recebi uma ligação da Sabesp querendo comprar uma pedra porosa, quadrada que eles haviam adquirido pela primeira vez em 1929 e que usavam como difusor de ar. Fomos nos informar com a Norton americana sobre este produto e eles nos disseram que esta placa não era mais fabricada. Primeiramente não houve interesse. Mas depois conversamos e ficamos sabendo que estas pedras seriam para o projeto Sanegran que incluiria a construção das estações de Barueri e do ABC e que várias seriam utilizadas. Vimos aí uma boa oportunidade, mas como a Norton não fazia sistemas, só produtos, precisamos fechar um consórcio. Assinamos contrato com a Sabesp para o fornecimento de 140.000 difusores. O negócio do sistema de aeração da Norton era muito pequeno e, embora não tenhamos conseguido comprar a divisão na época da abertura da B&F, acabamos por fazer isto no final dos anos 90. A experiência de inovação vivida em 1979 - com o desafio de atender o projeto Sanegran - se repetiu mais tarde na abertura da B&F. Isto porque até 1990 se vendia o sistema de aeração com difusores cerâmicos. E nesta época não tínhamos um preço competitivo para este produto, a alternativa era trazer outro produto com maior eficiência e que se diferenciasse no mercado, que foi o difusor de membrana. Nessa época eu precisava mostrar ao meu potencial cliente que eu tinha algo mais caro, mas que tinha um diferencial e passei a vivenciar em 1990 o que tinha passado em 1979", afirma.
Ter um organograma onde as posições de direção são bem definidas e direcionadas também é um dos fatores que contribui para o sucesso da B&F Dias.

Aeração Por Ar Difuso: B&F Dias Mantém Liderança E Inovação No Mercado Aeração Por Ar Difuso: B&F Dias Mantém Liderança E Inovação No Mercado

 



Quarta conquista na Fenasan

Inovações tecnológicas e ações sustentáveis são destaques na B&F Dias que, em 2013, conquistou pela quarta vez consecutiva um Prêmio na Fenasan. Desta vez, a empresa recebeu o Troféu Sustentabilidade pela preocupação constante com as políticas que permitam o crescimento respeitando o meio ambiente.Em 2010, já havia se destacado pelo mesmo motivo, tendo-se repetido o troféu "Destaque" nos anos de 2011 e 2012, também por excelência no atendimento ao cliente e pelas inovações tecnológicas.Aeração Por Ar Difuso: B&F Dias Mantém Liderança E Inovação No Mercado
Os prêmios são reflexos das políticas ambientais fortemente inseridas no cotidiano da empresa. "Desde o projeto impressão zero, onde todos os projetos gerados são digitalizados até o uso de camisas recicláveis confeccionadas com pet pela equipe de vendas, passando pela coleta seletiva de lixo, o uso de monitores com 100% de eficiência, plantação anual de mudas, enfim, em todas as etapas a nossa preocupação está nos mínimos detalhes. Até no projeto social, fazenda Pau a Pique, há um trabalho de educação ambiental com as crianças da comunidade", conta Bruno Dinamarco, gerente comercial.

 

 

Aeração Por Ar Difuso: B&F Dias Mantém Liderança E Inovação No Mercado Aeração Por Ar Difuso: B&F Dias Mantém Liderança E Inovação No Mercado


Produtos e soluções
E é justamente o diretor comercial, Bruno Dinamarco, quem fala sobre os produtos e soluções da indústria: "O carro-chefe da empresa é o sistema de aeração por ar difuso e os difusores propriamente ditos. Hoje temos a linha mais completa do mercado com diversos tipos de formatos, membranas, sistemas fixos e removíveis para esgoto sanitário e industrial. Há situações em que nós vendemos não só os sistemas, mas o pacote como um todo: as tubulações, os sopradores. Nosso segundo produto em termos de faturamento são as comportas em aço inoxidável, que são utilizadas em estações de tratamento de água e esgoto e estações elevatórias. Também temos um produto para ser utilizado em estações de tratamento de esgotos em sistemas biológicos aerados chamado de B&F Oxring, uma mídia utilizada em projetos de MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor). Foi desenvolvido por dois anos dentro da empresa. É um produto bom a preço competitivo. Há também os decanters (clarificadores) que são utilizados em plantas que operam lodos ativados por batelada, sendo responsável por fazer a descarga do sobrenadante ou do esgoto tratado nos tanques. E há um produto novo, de processo, resultado de uma parceria fechada há três meses com uma empresa alemã e que é uma tecnologia utilizada para aumento da capacidade de tratamento biológico nas estações. Sucintamente, quando a indústria não tem mais espaço físico para crescer, para construir mais um tanque, pode utilizar estes módulos constituídos por liga têxtil disponibilizando mais área para a fixação de bactérias. Este produto chama-se Cleartec".
Bruno também explica como é feita a seleção de pessoal para a B&F Dias. Conta muito a qualificação e capacitação: "Todas as pessoas que trabalham conosco têm algum curso específico na área. E fazemos questão de subsidiar ao menos 50% do curso, seja de graduação ou pós-graduação. Muitos de nossos funcionários estão aqui há mais de 7 anos e eles permanecem devido a cultura da empresa. É um ganho mútuo. Tudo que é possível fazer pelos funcionários, fazemos. O investimento nas pessoas é algo muito sério para a B&F Dias. Há casos de funcionários que tiveram graduação e pós-graduação financiada pela empresa, ou seja, ele se formaram e se especializaram aqui dentro. Temos outros que têm mais de oito cursos de especialização pagos pela empresa. Nós temos uma boa sala de treinamento. E isto faz diferença no resultado final".
O diretor salienta que esse processo faz muita diferença e traz reflexos internos positivos para a empresa como um todo: "O profissional vai ser treinado na escola e vai aplicar aqui dentro. Internamente desde o primeiro momento, ele passa por um processo que envolve não só as áreas de atividade dele, mas também uma integração com outros funcionários. Há um livro escrito por nós, sobre aeração, que quem entra na área de vendas passa um bom tempo lendo para entender o que faz. Existem hoje manuais de todos os procedimentos que a pessoa deve executar. O ciclo de treinamento de alguém que está entrando em vendas, por exemplo, demora um ano. Nos primeiros 12 meses ele faz atendimentos acompanhados por um vendedor mais experiente ou por um gerente, e só após este período poderá fazer um atendimento sozinho", afirma.

 

Aeração Por Ar Difuso: B&F Dias Mantém Liderança E Inovação No Mercado Aeração Por Ar Difuso: B&F Dias Mantém Liderança E Inovação No Mercado

 



Expansão para outros continentes

A B&F Dias é a maior empresa em aeração por ar difuso da América Latina. Além do Brasil, países como Chile, Equador, Colômbia e Panamá possuem plantas instaladas por ela. No entanto, recentemente, foi iniciada a expansão para outros continentes, que inclui países como Angola, Emirados Árabes, Alemanha e Grécia.
Em Angola, um sistema de aeração instalado em unidades de fibra de vidro, com filtros de areia e lâmpada UV, foi vendido a um fabricante de estações de tratamento para ser implantado em um condomínio residencial. Já em Dubai, nos Emirados Árabes, o projeto de instalação do sistema de aeração por ar difuso foi desenvolvido para uma indústria de tabaco e é o primeiro de uma série que já está em fase adiantada do detalhamento.



Exigências do mercado
Bruno explica que o mercado atualmente tem uma série de exigências e que hoje a empresa entrega soluções, não só processos. Antigamente se comprava um equipamento aqui, outro ali. Hoje já se buscam os processos montados. E, por isso mesmo, a B&F Dias vem se preparando para atender estas tendências: "O que nós vemos hoje é a tendência para a venda de grandes pacotes, mas nós não temos o desejo de entrar nesse campo porque grande parte das empresas que fazem esta integração são nossos clientes. Se fôssemos trabalhar na linha de integração, perderíamos parte dos nossos clientes e não queremos isso. Onde vamos continuar trabalhando é em tudo que se refere a etapa do processo biológico aerado. Nessa esfera faremos os nossos pacotes: sopradores, sistemas de aeração, ou seja, faremos dentro do nosso módulo".
Mas Bruno não para por ai. Ele cita o que considera um grande diferencial da B&F Dias, que é a velocidade: "Acho que um grande diferencial que temos é que o nosso serviço é o mais rápido do mercado. Desde o contato comercial, passando pela entrega e fechamento da proposta e terminando na instalação do equipamento trabalhamos com um serviço de excelência que possui metas e prazos bem definidos. Em média, no nosso dia-a-dia, o tempo para entrega de propostas é de 24 horas, com máximo de 48, salvo situações específicas que envolvam casos mais complexos em que temos que consultar outros locais ou fornecedores, por exemplo"
Um dos orgulhos de Bruno diz respeito ao processo de internacionalização da empresa: "Felizmente hoje temos conseguido viabilizar alguns projetos internacionais. Até este ano esse não era o foco da empresa porque a gente achava que a nossa missão no mercado brasileiro era muito grande. A partir de 2014 iniciaremos a internacionalização da marca e dos produtos, atingindo de forma significativa o mercado latino-americano e outros mercados internacionais. Hoje já possuímos dezenas de sistemas em funcionamento em diversos países como Dubai, Angola, Colômbia, Equador, Panamá e Uruguai, entre outros", afirma.

 

Aeração Por Ar Difuso: B&F Dias Mantém Liderança E Inovação No Mercado Aeração Por Ar Difuso: B&F Dias Mantém Liderança E Inovação No Mercado



Meio ambiente
O diretor comercial também faz questão de salientar a política de meio ambiente implantada pela B&F Dias: "Hoje temos as duas linhas completas de sistemas de aeração por ar difuso: sistemas fixos ou removíveis, que permitem que seja feita a manutenção sem o esgotamento dos tanques. Há uma preocupação muito grande com a questão ambiental, além da participação mais efetiva dos órgãos de fiscalização, temos uma conscientização por parte das próprias empresas que sabem que durante a manutenção de um sistema, o tratamento do efluente gerado é fundamental. Dentro da B&F Dias temos uma política ambiental forte. Desde o projeto impressão zero, onde todos são gerados digitalizados - até o uso de camisas recicláveis confeccionadas com pet pela equipe de vendas, passando pela coleta seletiva de lixo, o uso de monitores com 100% de eficiência energética, plantação anual de mudas, enfim, em todas as etapas a nossa preocupação está nos mínimos detalhes. Até no projeto social, fazenda Pau a Pique, há um trabalho de educação ambiental com as crianças da comunidade local".
Bruno também cita os investimentos em pesquisa e desenvolvimento da B&F Dias: "Dependendo dos processos internos, é comum recorrer a algumas consultorias especializadas. Por exemplo, se precisamos desenvolver um novo layout, sempre buscamos contar com especialistas. Temos um parceiro que hoje é referência no mundo inteiro como fabricante de membranas para sistemas de aeração, chamado Gummi Jaeguer. É com essa empresa que fazemos nosso link mundo afora, com ela temos nosso braço tecnologico e troca de informações. No Brasil, temos um extenso trabalho junto aos fornecedores e potenciais fornecedores realizando pesquisa e desenvolvimento dos componentes dos produtos. Se vamos desenvolver algo novo, chamamos dois ou três fornecedores e juntos testamos tudo exaustivamente. No ano passado fizemos testes de 20 processos para inovações internas que incluíram não só mudanças no produto, como na logística de embalagem", explica.
Bruno finaliza a entrevista dizendo que o mercado brasileiro de saneamento, água e eluentes está em franca expansão e que 2014 será um ano de novidades e bons negócios.

Publicidade