Editorial

Como é de costume nessa época do ano, tivemos durante o encerramento da edição no final de setembro, a divulgação pelo IBGE dos dados da PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, tomando por base o ano de 2012. Entre os resultados da PNAD, chega


Os desafios da PNAD 2012

Como é de costume nessa época do ano, tivemos durante o encerramento da edição no final de setembro, a divulgação pelo IBGE dos dados da PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, tomando por base o ano de 2012. Entre os resultados da PNAD, chegamos a uma população estimada em 196,9 milhões de pessoas, crescimento de 0,8% em relação ao ano anterior. Dos 62,8 milhões de domicílios particulares permanentes pesquisados, 53,6 milhões apontaram possuir rede geral de abastecimento de água, mas os serviços de rede coletora de esgoto passaram de 55% para 57,1% do total de domicílios - ou seja, cresceram apenas 2,1% e não chegam a 42,9% dos domicílios do país.
Esse quadro mostra que temos muito ainda a avançar em saneamento, principalmente se considerarmos que por diferenças na metodologia, o número é diferente do divulgado pelo Ministério da Cidade em 2011, que apontou situação ainda mais alarmante: somente 45,7% da população dispõem de coleta de esgoto e apenas cerca de 38% são tratados. Ou seja, a realidade pode ser ainda mais dura para um país de dimensões continentais e considerado hoje uma das principais economias mundiais, e que sem dúvida, precisa ser trabalhada com mais atenção para que venha a contribuir para o desenvolvimento da população, com impactos diretos na saúde e no desenvolvimento sócio-econômico do Brasil, tema que será explorado com mais profundidade nas próximas edições da revista TAE.
Passando para as matérias da edição, trazemos em nossa matéria de capa uma abordagem especial sobre as aplicações e novidades do mercado em membranas de osmose reversa, destacando os tipos, técnicas e emprego em sistemas de filtração; apresentamos também a evolução da bomba hidráulica, conceito que começou no antigo Egito e segue em desenvolvimento até os tempos atuais; os principais fatores envolvidos no processo de desmineralização da água; o emprego dos plásticos de engenharia no saneamento; estações compactas de tratamento de água e esgotos; as vantagens e desvantagens da aeração por ar difuso e sistema mecânico; a busca pela eficiência energética e econômica para compressores e sopradores aplicados em tratamento de água, efluentes e saneamento; a microbiologia dos lodos ativados; entre outros artigos.

 

Boa leitura e bons negócios!

Rogéria Sene Cortez Moura
Editora

 


 

Conselho Editorial:
Adriano de Paula Bonazio; Alice Maria de Melo Ribeiro; Arno Rothbarth; Douglas Moraes; Eric Rothberg; Fábio Campos; Geraldo Reple Sobrinho; Giorgio Arnaldo Enrico Chiesa; Hercules Guilardi; Jeffrey John Hanson; João Carlos Mucciacito; José Carlos Cunha Petrus; José Luis Tejon Megido; Lucas Cortez Moura; Luciano Peske Ceron; Marco Antônio Simon; Nelson Roberto Cancellara; Patrick Galvin; Paul Gaston; Paulo Roberto Antunes; Ricardo Saad; Santiago Valverde; Tarcia Davoglio; Tarcísio Costa; Valdir Montagnoli.

Colaboraram nesta edição:
André Luis Moura (Laffi Filtration); Cristina Brasil (Xylem); Alessandra Cavalcanti e Bruno Dinamarco (B&F Dias); (SK Bombas); Luciana Beneton (Tecitec); Fernando de Barros Pereira (General Water); Amin Kaissar El Khoury (Etatron); Angela Halat Portugal (Sulzer Pumps); Edgard Luiz Cortez (Iteb); Fred Schuurman e Luiz Carlos da Silva (Produquímica); Mann+Hummel Fluid Brasil; Victoria Vasini (Unitek do Brasil); Joaquim Marques (Pentair Water); Renato Zerbinati (Bombas Grundfos); Rogério Toledo de Almeida (EP Engenharia); André Gomes (GEA); Elso Vitoratto (Nova Era Ambiental); Krista Ramirez (Aeration Industries International); Jean Philippe Folgosi (Centroprojekt); Danilo Souza (Grupo Alphenz); Giovani Toledo (Mizumo); Mauro Ricco (Vibropac); Antonio Ferraro (Kaeser); Ricardo Brandão (Atlas Copco); Fernando Mendes Rossini (WasserLink); Leonardo Zanata; Sérgio Augusto Silveira Rosa e Profº André Bazzanella.

 

Publicidade