Sulzer Apresenta Suas Estações Elevatórias Compactas De Baixa Vazão

A Sulzer, através da Unidade de Negócios Água, oferece soluções e serviços para todos os processos relacionados à água e efluentes municipais e industriais – da captação da água limpa até estações elevatórias compactas para residências.


A Sulzer, através da Unidade de Negócios Água, oferece soluções e serviços para todos os processos relacionados à água e efluentes municipais e industriais – da captação da água limpa até estações elevatórias compactas para residências. Dessa forma apresenta uma extensa variedade de equipamentos voltados para este segmento que incluem bombas, misturadores, sistemas de aeração, agitadores, entre outros. "Para a Fenasan 2014, nós trouxemos uma linha de produtos bastante segmentada, com destaque para as estações elevatórias compactas de baixa vazão e as bombas submersíveis e bipartidas engenheiradas", conta José Donizete dos Santos, coordenador de engenharia de aplicação.

Estações elevatórias e outras novidades na Fenasan
As estações elevatórias compactas de baixa vazão são sistemas já consolidados na Europa há mais de dez anos e que foi trazida ao Brasil como uma solução ambientalmente correta para suprir as necessidades da rede de esgoto e tratamento. "O equipamento caracteriza-se por ser um tanque em polímero que pode receber uma ou duas bombas, sendo uma operando e outra em standby e sua vazão pode chegar até 12 litros/segundo.
O sistema vem montado com todo o sistema de instrumentação, painéis elétricos, chaves-bóias, bombas e válvulas de retenção e de manobra. A instalação é muito rápida e a própria Sulzer faz o comissionamento e dá a garantia de funcionamento", detalha José Donizete.
As elevatórias compactas de 1500 e 2000l podem ser aplicadas em pequenas comunidades ou condomínios, 20 a 30 unidades habitacionais, e são interligadas à rede. Também fazem parte dessa linha as elevatórias portáteis, adequadas para uma residência. "Essas estações tem a mesma função de uma estação elevatória comum, exceto pelo fato de serem projetadas para residências com soleira negativa. Como a rede da companhia de saneamento está acima do nível da residência, a elevatória comporta a vazão média de 200 litros/habitante por dia e bombeia o efluente até a rede coletora - que por sua vez o destina às ETEs. Dessa forma, as estações não ficam obsoletas e sem a carga necessária" diz José Donizete.

 

Sulzer Apresenta Suas Estações Elevatórias Compactas De Baixa Vazão Sulzer Apresenta Suas Estações Elevatórias Compactas De Baixa Vazão


Segundo o fabricante as estações elevatórias da empresa são soluções ambientalmente corretas pois evitam a contaminação do solo, poluição do lençol freático, rios, pequenos riachos ou galerias fluviais, como geralmente ocorre através das fossas sépticas. "Estes produtos da Sulzer visam consolidar a universalização do tratamento de água e esgoto no Brasil a baixos custos. Os custos reduzidos são garantidos pela baixa necessidade de manutenção nas bombas, que são projetadas para obter uma boa capacidade de movimentação de sólidos, que geralmente impedem o bloqueio da sucção, como: os materiais fibrosos, embalagens plásticas e outros resíduos que são depositados, trazendo grande confiabilidade para a operação", comenta José Donizete. Outro destaque dos sistemas é a facilidade de operação e automatização do sistema, que poderá ser acrescido de módulos e controladores on-line que indicam as variáveis de funcionamento do sistema, paradas ou demais problemas que venham a ocorrer com os sistemas de bombeamento, e que poderão ser encaminhados diretamente a um celular ou outro dispositivo móvel, facilitando a tomada de decisão pelos operadores ou responsáveis do sistema.
Além das elevatórias compactas, a Sulzer reforçou na Fenasan a participação dos produtos voltados à eficiência energética, como os turbocompressores de levitação magnética que usam a High Speed Technology (HST), caracterizada pelo princípio tecnológico aplicado aos trens balas só que para sistemas rotativos, e que segundo o fabricante não utiliza peças de desgaste mecânico ou lubrificante, minimizando assim custos do ciclo de vida e manutenção, além de proporcionar reduções significativas de ruído. "Quando aplicado em sistemas de ar difuso e comparado a sopradores lobulares, o HST traz uma economia de 30-35% de energia e quando comparado a sistemas de parafusos ou centrífugos há uma economia de 10%, dependendo da potência do equipamento", explica o coordenador.
A Sulzer também apresentou durante o evento os agitadores de baixa velocidade Scaba que aplicado no processo de coagulação/floculação nas plantas de tratamento de água limpa, reduz a potência necessária ao processo na adição de misturas químicas seja no cloro, na dosagem de polímeros, no flash mixing ou homogeneização de processos, como estabilização de lodos. "São equipamentos que proporcionam uma grande economia de energia e podem ter hélices de até 8 metros de diâmetro, com digestores ou reatores de grande porte e com ampla vazão. Nós temos estes equipamentos instalados no sul do Brasil e agora aqui em SP e também MG", informa José Donizete.
Os discos difusores que são mundialmente conhecidos pela vantagem de trabalho com bolhas finas e grossas com operação contínua sem pulsação e bombas AHLSTAR também foram expostas. As bombas AHLSTAR são mundialmente conhecidas e, recentemente, a Sulzer optou por montá-las também no Brasil.
São bombas de alto rendimento com várias opções de propulsores e materiais que podem ser aplicadas a esses processos industriais e de tratamento.Também foram apresentadas as bombas SMD e SMN que são bipartidas horizontais e que podem ser aplicadas também na posição vertical. "São sistemas usados em grandes captações para cidades e indústrias, e que são reconhecidas mundialmente pela excelente performance e qualidade, no Brasil, temos um grande parque instalado e é uma linha que também estamos fabricando aqui em nossa unidade em Jundiaí", afirma José Donizete.

 

Sulzer Apresenta Suas Estações Elevatórias Compactas De Baixa Vazão Sulzer Apresenta Suas Estações Elevatórias Compactas De Baixa Vazão

 

Aplicação de tecnologias nas companhias de saneamento
As tecnologias da Sulzer são aplicadas nas principais companhias de saneamento do país. "No estado do Paraná, a Sanepar busca as nossas soluções especialmente pela questão da eficiência energética, procurando por equipamentos que ofereçam o maior rendimento e boa passagem de sólidos para evitar bloqueios, mantendo uma operação mais estável com baixo consumo de energia", destaca o especialista.
O lançamento das elevatórias compactas vem ao encontro dessa necessidade, provendo ao mercado maior eficiência operacional devido aos altos custos de energia elétrica e às dificuldades que as companhias de saneamento têm com o encarecimento da construção civil motivada pela escassez de mão-de obra.
No estado de São Paulo, a Sulzer tem projetos turn-key com a Sabesp em Campos do Jordão e que incluem bombas, difusores, misturadores e turbocompressores com eficiência energética que permite uma economia de cerca de 20% de energia, comparada a outras tecnologias. "Isso nos traz uma vantagem competitiva muito grande. Campos do Jordão é a planta mais avançada feita no Brasil", finaliza José Donizete.

Publicidade