Editorial

Desde o início dos tempos, o homem sempre dependeu do meio ambiente para a sua sobrevivência. Com o passar do tempo, principalmente com o advento da era industrial, uma situação que parecia em equilíbrio passou a ficar desbalanceada: as ações do homem na


Sustentabilidade: o homem comprometido com o futuro
Desde o início dos tempos, o homem sempre dependeu do meio ambiente para a sua sobrevivência. Com o passar do tempo, principalmente com o advento da era industrial, uma situação que parecia em equilíbrio passou a ficar desbalanceada: as ações do homem na busca do seu próprio desenvolvimento passaram a trazer prejuízos – por vezes irreversíveis – para a natureza. Enquanto muitos preferiram ignorar essa nova realidade, outros perceberam que a busca desenfreada pelo progresso colocava em risco a própria sobrevivência da raça humana. A expressão "desenvolvimento sustentável" foi utilizada pela primeira vez em 1979 num simpósio da ONU, mas somente em 1987 o conceito de sustentabilidade ganhou força, definido formalmente pela primeira vez no Relatório Brundtland da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente na ONU, como "o atendimento das necessidades das gerações atuais, sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras".
Apesar de parecer simples, o termo na verdade é bem complexo. E depende tanto dos governos quanto das pessoas, atingindo tanto a população em geral quanto os empresários e indústrias. Assim, nesta edição abordamos o tema com matérias especiais sobre o assunto, de forma a mostrar ações efetivas numa área vital para o ser humano, na qual ainda temos muito que evoluir.
Em nossa matéria de capa falamos sobre eficiência energética e o quanto ela pode ser importante para o planeta. Também abordamos os investimentos na região do Grande ABC para o projeto Aquapolo, maior empreendimento de água de reúso no Hemisfério Sul; as ações da General Water, que já responde por 26% da água de reúso no estado de São Paulo; o bom exemplo da cidade de Extrema, em Minas Gerais, com investimentos importantes na área ambiental; uma análise da influência do homem na contaminação ambiental; e outros temas como os impactos e alternativas para o tratamento do lixiviado do aterro sanitário; a necessidade da evolução das normas e regulamentos, e o papel desempenhado pela ABNT no processo de mudança; o processo de cavitação na desinfecção de águas residuais; o novo laboratório em Cotia (SP) da Veolia Water Brasil; Algae inova na produção de microalgas e muitas outras novidades.
Só para lembrar, tanto a revista TAE quanto a nossa companheira Meio Filtrante são impressas em papel produzido com madeira de reflorestamento, certificado com o selo FSC - Forest Stewardship Council, representado em nosso país pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal. E aos nossos leitores, os votos de boas festas e que o ano de 2012 seja repleto de realizações, em especial ações que garantam o futuro do nosso planeta e a harmonia entre as pessoas. Não é pedir muito, não é mesmo? Boa leitura e até o próximo ano!

Rogéria Sene Cortez Moura
Editora

Revista TAE - Informação cristalina e bem tratada.

 


 

Conselho Editorial:
Adriano de Paula Bonazio; Alice Maria de Melo Ribeiro; Arno Rothbarth; Carlos Thomsem Junior; Douglas Moraes; Eric Rothberg; Fábio Campos; Geraldo Reple Sobrinho; Giorgio Arnaldo Enrico Chiesa; Hercules Guilardi; Jeffrey John Hanson; João Carlos Mucciacito; José Carlos Cunha Petrus; José Luis Tejon Megido; Lucas Cortez Moura; Luciano Peske Ceron; Nelson Roberto Cancellara; Patrick Galvin; Paul Gaston; Paulo Roberto Antunes; Ricardo Saad; Santiago Valverde; Tarcia Davoglio; Tarcísio Costa; Valdir Montagnoli.

Colaboraram nesta edição:
Edgard Luiz Cortez (Iteb); André Luis Moura (Laffi Filtration); João Eduardo Laudisio (Pall); Cledson Burlin (Millipore); Gilberto Albertini, Márcio Garcia (Mann+Hummel Brasil); Eng. Edison Ricco Júnior, Flávia Gil (Apexfil); Maria Candida Stecca D’Angieri (Fluid Brasil); Sérgio Moreira Monteiro, Vinicius Stoco Patricio (Parker); Roberto Pereira (Danfoss); André Luiz Garrido (Grundfos); Jean-Paul Joarlette (Atlas Copco); Mauro Fernando Bragantini (KSB Bombas Hidráulicas); Fábio Campos (USP); Paulo Henrique Pereira (Prefeitura de Extrema); Nelson Santos (Veolia Water Brasil); Ângelo Krieger (Permution); Me. Luciano Peske Ceron (Renner); Sergio Goldemberg (Algae); Tárcia Rita Davoglio e Assessoria de Imprensa do Projeto Aquapolo.

Publicidade