Conferência Virtual Discute Sobre O Futuro Da Água

Em 07 de junho, a organização “The future we create”, apoiada pela Dow Chemical, apresentou uma conferência virtual onde 60 renomados especialistas do mundo em água discutiram e colocaram seus pontos de vista sobre o futuro da água.


Untitled Document

Conferência Virtual Discute Sobre O Futuro Da Água

Em 07 de junho, a organização "The future we create", apoiada pela Dow Chemical, apresentou uma conferência virtual onde 60 renomados especialistas do mundo em água discutiram e colocaram seus pontos de vista sobre o futuro da água. Os especialistas enfatizaram a importância da água e como devemos tratar e preservar este bem tão precioso. Os comentários foram agrupados em quatro grandes abordagens.
Uma visão sistêmica
Os primeiros especialistas refletiram sobre como a água tem sempre visíveis impactos locais, mas para resolver os problemas de água, precisamos ter uma visão global. Deve haver um "valor global" associado à água que vai além apenas das necessidades e exigências locais. Não podemos ter uma mentalidade de considerar apenas as nossas necessidades locais para um recurso precioso, para o qual não temos alternativa quando ele acabar. A energia tem muitas formas diferentes de serem geradas, a água não. Tony Long, Diretor da WWF European Policy Office, resumiu a necessidade de uma visão de todo o sistema, identificando quatro considerações críticas. Precisamos entender que a mudança climática em todo o mundo, seja elas naturais ou provocadas pelo homem, tem um profundo impacto sobre nossos recursos hídricos e nos forçará a adaptar às mudanças. Temos que ter consciencia de nossas ações e atitudes e como essas afetam as necessidades de água da nossa sociedade. E então temos de considerar que o maior e mais crítico usuário da água é a própria natureza. Temos que encontrar o equilíbrio natural entre a utilização da água pela natureza e a sociedade, assim conseguiremos ser uma sociedade mundial sustentável.

Tendências
Os participantes destacam ainda algumas das principais tendências que podem impactar o futuro da água em grande escala. Muitas dessas tendências são em escala global e precisam ser reconhecidas e estudadas para que possamos nos adaptar a essas situações. O derretimento já previsto das geleiras afetará diretamente de onde provém a água. Com o desenvolvimento e a utilização de novas tecnologias de filtragem e tratamento de água, poderemos melhorar ainda mais o futuro da água potável.
Tecnologias, tais como osmose reversa, reatores biológicos anaeróbios de membrana, sistemas de tratamento natural com custos operacionais mais baixos, tratamentos químicos naturais e carvão biológico serão importantes saídas para preservação.

Reflexões pessoais
Nesta abordagem, os especialistas expõem algumas de suas próprias experiências pessoais e reflexões sobre como podemos melhorar o futuro da água. Pequenas mudanças podem ter grandes impactos. Uso de filtros de pano caseiro pode reduzir as infecções de cólera; manter plásticos fora da chuva reduz contaminações e evita entupimento de sistemas. Grande quantidade de crianças morrem a cada ano por doenças causadas pela água. Leitos hospitalares em todo o mundo estão cheios de pacientes por contaminação proveniente da mesma. Melhoria na educação é vital para a concientização e preservação da água em todo mundo. Todos devemos compreender que a água é um recurso para ser mantido, não é infinito.

Dimensão humana
Existem mais de 2,6 bilhões de pessoas que não têm acesso à água adequada e saneamento básico. O crescimento populacional e a mudança no ciclo da água estão fazendo a situação piorar a cada dia. As pessoas precisam de acesso à água, mas algumas formas básicas de tratamento da água e treinamento de higiene são necessários para mantê-la limpa e pronta para consumo. Devemos focar nossos esforços nas pessoas, e não apenas em tecnologias, somente assim nosso problema pode ser resolvido. O livro "The Big Thirst – The Secret Life and Turbulent Future of Water", do escritor Charles Fishman, explica que a água não é uma crise global e sim uma crise local, que é influenciada por cada um de nós, nossos vizinhos e as ações globais. Não há como transformarmos o mundo em um lugar melhor para o futuro e, em seguida, cuidar da nossa água.
Todos os 60 participantes fizeram uma contribuição valiosa para o futuro da água com o seu trabalho e comentários.
Assista a web conferência no site www.futurewecreate.com.

 

Jeffrey J. Hanson
jeffreyHanson@revistaTAE.com.br
Correspondente e membro do conselho da Revista TAE nos EUA

Publicidade