Veolia Waters Patrocina A Valtra Dakar Eco Team E Ajuda Klever Kolberg Com Sistema Campeão

Água desmineralizada é uma água purificada onde são ausentes todos os componentes orgânicos e inorgânicos, inclusive metais pesados


Veolia Waters Patrocina A Valtra Dakar Eco Team E Ajuda Klever Kolberg Com Sistema Campeão

Água desmineralizada é uma água purificada onde são ausentes todos os componentes orgânicos e inorgânicos, inclusive metais pesados. Mas o que isso tem a ver com a equipe Valtra Dakar Eco Team e o piloto Klever Kolberg?
A Veolia Waters, divisão da francesa Veolia Environnement, empresa que atua no tratamento de água e efluentes de líquidos, produz o Serviço de Deionização Integral (SDI), muito utilizado para os radiadores dos carros, e percebeu que, além de patrocinar a equipe no Rali Internacional dos Sertões 2011, também poderia ajudar de alguma maneira o rendimento dos pilotos dentro da competição.
A manutenção diária faz parte da rotina daqueles que correm rali, e conseguir um maior tempo de vida das peças é fundamental não só para não perder tempo ao final de cada etapa, como também para não ficar na mão no meio de alguma disputa. Foi então que a Veolia passou a produzir um desmineralizador para acompanhar a equipe e fornecer a água que seria utilizada nos radiadores dos carros da Valtra. "Nós não temos o dinheiro que o pessoal da F-1 possui. Lá as equipes desmontam o carro todo e deixam as peças no óleo", explica Klever Kolberg. "Portanto possuir uma água livre de minerais aumenta a vida das peças do motor, que é composto na sua maior parte de ferro fundido", ressalta.
"A água bruta, não tratada, é super corrosiva e dessa forma diminui a vida útil da peça", afirma Nelson Santos, gerente de Divisão SDI da Veolia Water Brasil. O SDI foi utilizado em um trajeto de mais de quatro mil quilômetros de asfalto e terra. Atravessou pequenos municípios e capitais de Goiânia (GO) a Fortaleza (CE).

Sistema também é muito usado em outros segmentos
"O equipamento é amplamente utilizado nas indústrias automobilística, metalúrgica, microeletrônicos, cosmética, que precisam de água isenta de sais. É um sistema que quase não ocupa espaço. Garante economia e aproveitamento total da água", afirma Nelson.
Os setores petroquímico, químico, microeletrônico, farmacêutico, galvanoplastia e biotecnológico também se utilizam deste sistema. "São várias as vantagens reconhecidas no mercado. O SDI não requer investimento de capital, é um equipamento econômico, que otimiza custos. Além disso, não gera efluentes a serem neutralizados e é flexível quanto ao aumento e diminuição da capacidade", acrescenta Nelson. Entre os países que utilizam a tecnologia estão Alemanha, França, Inglaterra, Dinamarca, Cingapura, Áustria, Espanha e Brasil.

Como funciona o serviço de deionização
Muito usada em laboratórios para prover água purificada, a deionização é um serviço de água desmineralizada, com qualidade 10 MW/cm à base de água de alimentação para uso na indústria e laboratórios. Para a produção de água desmineralizada, o serviço de SDI utiliza duas garrafas de resinas de troca iônica online. No processo de funcionamento do sistema se trocam os íons hidrogênio por contaminantes catiônicos e os íons hidroxilas por contaminantes aniônicos da água de alimentação. Os íons hidrogênio e hidroxila combinam para formar a molécula da água. O leito da resina trocadora de íons é feito de minúsculas partículas esféricas através das quais a água de alimentação passa.
Após um certo tempo, todos os sítios ativos de hidrogênios e hidroxilas serão trocados por cátions e ânions e os cartuchos deionizadores precisarão ser trocados ou regenerados. Quando a capacidade de troca de resinas em uso está esgotada, a garrafa de reserva é utilizada. A SDI Serviço Técnico Veolia Water Solutions & Technologies recolhe nas instalações do cliente a garrafa vazia e a substitui por uma outra cheia dentro de 72 horas após a solicitação de serviço.
Pequenas partículas e fragmentos de resinas podem ser carregados pela água que passa pelo deionizador. Assim, toda trocadora de íons deverá ser usada em conjunto com filtros, quando se deseja uma água livre de partículas. Como as bactérias crescem rapidamente em água parada, as colunas deionizadoras podem se contaminar se não forem usadas com regularidade.

Veolia Waters Patrocina A Valtra Dakar Eco Team E Ajuda Klever Kolberg Com Sistema Campeão

Veolia Waters Patrocina A Valtra Dakar Eco Team E Ajuda Klever Kolberg Com Sistema Campeão

Veolia Waters Patrocina A Valtra Dakar Eco Team E Ajuda Klever Kolberg Com Sistema Campeão

Quem é a Veolia Water Brasil
Presente em 74 países, a multinacional francesa Veolia Environnement chegou ao Brasil em 1993. Especializada na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes líquidos, o grupo capitalizou em 2010 um lucro líquido de 34,7 bilhões de euros.
A empresa atua na divisão de soluções e tecnologias em todas as atividades relacionadas à gestão das águas. Ela projeta, implanta e opera sistemas de tratamento de água e efluentes derivados dos mais diferentes tipos de atividades. Além disso, possui um portfólio de mais de 500 tecnologias e o extenso campo de experiência de seus engenheiros de processos e equipes de vendas industriais especializadas que ajudam a atender as diferentes necessidades de seus clientes.
Fornece soluções integradas para tratamento de água, efluentes e reúso para mais de 100 clientes, dentre eles Petrobras, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Votorantim Metais, Suzano, Bahia Pulp, Cedae, Monsanto, Acelormittal e Companhia Siderurgica de Tubarão (CST).

Quem é Klever Kolberg
Envolvido com ralis desde 1988, o piloto gaúcho de Porto Alegre, Klever Kolberg também é engenheiro. O competidor foi o primeiro brasileiro a disputar o Rally Dakar. Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral.
Veolia Waters Patrocina A Valtra Dakar Eco Team E Ajuda Klever Kolberg Com Sistema CampeãoO próximo passo foi disputar a competição na categoria carros, em 1997. Obteve o vice-campeonato na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Representou nosso País nessa competição (a maior de todos no segmento) 22 vezes.
Klever foi também pio-neiro no Dakar na categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar etanol de cana de açúcar. Na maior prova off- road do País, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e o primeiro campeão da categoria Etanol (Rally dos Sertões 2010). É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rally no canal ESPN desde 2007.

Klever e Veolia tem algo em comum
Sempre comprometido com o meio ambiente, o piloto Klever Kolberg dá cada vez mais demonstração de que pretende ampliar a sua luta para melhorar a emissão de gases poluentes dos esportes de veículos automotores. No Rally Internacional dos Sertões, o esportista mais uma vez reforçou o seu apoio ao uso de combustíveis renováveis e mais limpos.
Klever implantou a tecnologia mesmo ciente de que teria um prejuízo na competição, já que o sistema exigia um carro com tanque maior, gerando dessa forma mais peso para o seu veículo. A Valtra, sua atual equipe, busca ainda sempre reforçar a importância da consciência sustentável onde quer que passe. Por isso é comum ver o time praticar a reciclagem dos pneus e também fazer regularmente a coleta do lixo e de resíduos durante o percurso.
Em relação ao SDI, além de uma funcionalidade dentro do veículo, ele também se tornou uma maneira de tentar conscientizar a população. "O sistema economiza água na hora de obter o produto final e reduz o consumo de energia", explica Klever. "Vamos provocar as outras equipes e as pessoas com este equipamento", salienta. "Dessa maneira, mostramos por onde passamos o quanto estamos fazendo neste sentido, porque com esse sistema praticamente não há desperdício de água", concluiu.
Na mesma linha de pensamento caminha a Veolia Waters, que através desta iniciativa pode se aproximar do competidor. "O fato da prova ter um apelo sustentável motivou o patrocínio da Veolia", afirma Giangiacomo Gallizioli, gerente Geral da Veolia Water Brasil. "O Klever foi pioneiro no uso de combustível renovável, foi o primeiro piloto a utilizar, no Rally Dakar, etanol de cana-de-açúcar. No ano passado, no Rally dos Sertões, ele se destacou ainda mais como incentivador da energia limpa ao conquistar o título da primeira edição da categoria Etanol da prova", reforça.


Veolia incentiva esporte e promove ações dentro do grupo

Por meio da lei do ICMS Esporte, a Veolia Water Brasil apóia também o projeto Integrar Arte e Vida, que visa a Integração e Sociabilização através do Esporte e que atende crianças de escolas públicas da Baixada Santista, ajudando no desenvolvimento cultural, social, esportivo e educacional. Ao todo já são oito núcleos que atendem cerca de duas mil crianças de 6 a 17 anos. Entre as atividades oferecidas estão: dança, canto, prática esportivas, informática, artes e judô.
A companhia também incentiva, internamente, seus colaboradores a participarem de práticas desportivas e promove ações ligadas ao esporte. Como, por exemplo, o concurso interno que garantiu a Eduardo Borges Correia, supervisor do departamento fiscal, viajar a Curitiba e conhecer a ProMacchina, oficina de carros de rally, onde se encontra também o veículo do piloto Klever Kolberg. "Gostei da viagem, apesar de ter sido bem rápida.
A estrutura dos caras é fantástica. O Klever é um cara super atencioso e bacana. Está sendo uma experiência bem legal", contou Eduardo.
Para conquistar o direito de realizar este sonho, o funcionário da Veolia teve que elaborar uma frase diante de um concurso promovido pela empresa. "Desafio, superação e responsabilidade ambiental, esses são os resultados da parceria entre o homem e a máquina", dizia a frase que garantiu a ele o primeiro lugar. "Sempre fui ligado a automobilismo e agora também a motociclismo", explica Eduardo. "Daqui uns cinco anos pretendo ir para o Alaska de moto", planeja.
No entanto, o momento mais importante do evento para ele foi quando teve a oportunidade de andar dentro do carro de Klever Kolberg pilotado pelo próprio dono. "Em termos de velocidade foi uma das melhores experiências que já tive. Ele entrou em uma estrada de terra e pegava os buracos propositalmente para que eu pudesse sentir a sensação de uma corrida", disse. "Ele entrou em uma curva patinando com a expressão de maior naturalidade, enquanto eu estava grudado no banco", contou.

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