Editorial

Repercutindo a celebração do Dia Mundial da Água em 22 de março, preparamos uma matéria focada numa das principais questões de interesse da humanidade: qual será o futuro da água em nosso planeta?


Água para todos

Repercutindo a celebração do Dia Mundial da Água em 22 de março, preparamos uma matéria focada numa das principais questões de interesse da humanidade: qual será o futuro da água em nosso planeta? Hoje, os cientistas já sabem que não está em jogo apenas o fator da escassez, pois a água existe – e, provavelmente sempre existirá em abundância em nosso planeta. Um dos maiores desafios está em proporcionar água de qualidade e em quantidade suficiente para todos. O crescimento demográfico sem planejamento adequado típico dos grandes centros, que gera adensamentos populacionais cada vez maiores, tem pautado muitas discussões nesse sentido.
Por outro lado, há regiões com perfis hídricos privilegiados enquanto outras localidades enfrentam dificuldades de abastecimento pelas próprias características geográficas e econômicas, a exemplo da África. Em outra matéria nesta edição, o Worldwatch Institute vai ainda mais longe e aponta que até 2025, quase 2 bilhões de pessoas enfrentarão escassez absoluta de água. Mostramos ainda, a situação das perdas no tratamento de água no Brasil, como isso afeta o abastecimento da população e as implicações para o avanço do saneamento básico.
Em contrapartida, o mundo está cada vez mais consciente dessa necessidade, o que deverá favorecer as ações que buscam a melhoria contínua dos sistemas de controle, distribuição e tratamento da água, que devem andar em conjunto com novas políticas de planejamento urbano, social e também novas práticas nos sistemas produtivos agrícolas e industriais.
Bons exemplos não faltam e abordamos como o reúso da água pode trazer benefícios significativos para a indústria e o meio ambiente; a importância dos processos de flotação e aeração no tratamento da água; mostramos também como funciona uma estação de tratamento de efluentes; os cuidados e a necessidade do tratamento de água em sistemas de ar condicionado; como é feita a recuperação de óleos solúveis; e muito mais.

Boa leitura e bons negócios!

Rogéria Sene Cortez Moura
Editora

 


 

Conselho Editorial:
Adriano de Paula Bonazio; Alice Maria de Melo Ribeiro; Arno Rothbarth; Douglas Moraes; Eric Rothberg; Fábio Campos; Geraldo Reple Sobrinho; Giorgio Arnaldo Enrico Chiesa; Hercules Guilardi; Jeffrey John Hanson; João Carlos Mucciacito; José Carlos Cunha Petrus; José Luis Tejon Megido; Lucas Cortez Moura; Luciano Peske Ceron; Marco Antônio Simon; Nelson Roberto Cancellara; Patrick Galvin; Paul Gaston; Paulo Roberto Antunes; Ricardo Saad; Santiago Valverde; Tarcia Davoglio; Tarcísio Costa; Valdir Montagnoli.

Colaboraram nesta edição:
André Luis Moura (Laffi Filtration); Luciana Beneton e Roberto Roberti Junior (Tecitec); Gilberto Albertini e Maria Candida Stecca D’Angieri (MANN+HUMMEL Fluid Brasil); Marco Antonio e Ricardo Fittipaldi (H2Life); Amin Kaissar El Khoury (Etatron); Edgard Luiz Cortez (Iteb); Alessandra Cavalcanti e Bruno Dinamarco (B&F Dias); Silneiton Favero (Green Domus); Sergio Murilo Stamile Soares (Engenho Novo); Henrique Martins (EQMA Engenharia & Consultoria); Sibylle Korff Muller (AcquaBrasilis); Luiz Abrahão (Veolia Water Brasil); Fernando Barros Pereira (General Water); Flávia Costa (Dow); Eduardo Pedroza (Cetrel); (Viapol); José Otavio Mariano e Leonardo Mariano (Aquaplan); (Instituto Trata Brasil); Dr. José Carlos Mierzwa (CIRRA – Centro Internacional de Referência em Reúso de Água); Henrique Martins (Eqma – Engenharia & Consultoria); Plínio Tomaz (Agência de Regulação dos Serviços de Saneamento Básico da cidade de Guarulhos - AGRU) e Fábio Campos.

Publicidade