REVISTA TAE - FIRJAN e SERVMAR promovem seminário no RJ sobre gestão de áreas contaminadas

Esta notícia já foi visualizada 10237 vezes.

FIRJAN e SERVMAR promovem seminário no RJ sobre gestão de áreas contaminadas

Data:24/10/2013- Fonte:Assessoria de imprensa

Realizado em parceria com a Servmar Ambiental & Engenharia , evento irá abordar as boas práticas e responsabilidades legais atreladas ao direito ambiental

 

O Sistema FIRJAN (FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, CIRJ - Centro Industrial do Rio de Janeiro, SESI - Serviço Social da Indústria, SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e IEL - Instituto Euvaldo Lodi), em parceria com a Servmar Ambiental & Engenharia, realizam no próximo dia 4 de novembro, na sede da FIRJAN no Rio de Janeiro, o Seminário “Avanços na Gestão de Áreas Contaminadas”.

 

Destinado a gestores ambientais, técnicos, engenheiros e empresários, o evento tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre técnicas e tecnologias, assim como as boas práticas na gestão de áreas contaminadas, abordando também as responsabilidades legais atreladas ao direito ambiental.

 

Leandro de Faria, sócio-diretor da Servmar, ressalta que o evento tem uma importância fundamental para os tomadores de decisão. “No contexto atual, é fundamental que as empresas adotem melhores práticas de gestão, principalmente em se tratando de direito difuso, onde as responsabilidades não podem ser atribuídas a um grupo específico de pessoas, pois dizem respeito a toda a sociedade”, observa.

 

Os gestores ambientais poderão, neste evento, conhecer as diversas etapas e responsabilidades legais envolvidas no processo de gerenciamento de áreas contaminadas, bem como os avanços, técnicas e tecnologias de investigação e remediação.

 

O Seminário trará palestras ministradas por especialistas em gestão de áreas contaminadas da Servmar e em direito ambiental da FIRJAN, além de contar com as apresentações do INEA, CETESB, USIMINAS, CTS Ambiental e UERJ. Também serão apresentados alguns casos práticos e realizada uma mesa redonda sobre a temática.

 

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone 0800 0231 231. As vagas são limitadas.

  

SEMINÁRIO
Avanços na Gestão de Áreas Contaminadas

 

Data: 4 de novembro

Horário: 9h às 18h

Local: Sede do Sistema FIRJAN – Av. Graça Aranha, 1, 3º andar, Centro

 

9h às 12h30 – Painel 1: Cadastro de Áreas Contaminadas

Abertura: Isaac Placha, Sistema FIRJAN, e Maurício Prado, Servmar

Cadastro de Áreas Contaminadas e Reabilitadas - Diogo Singulani Ribeiro, Chefe de Serviço da SELART, INEA

Responsabilidade sobre Áreas Contaminadas: legislação e jurisprudência – Gustavo Kelly, Gerente Jurídico Empresarial, Sistema FIRJAN

10 Anos após o Cadastro de Áreas Contaminadas – CETESB (nome a confirmar)

 

14h30 às 18h – Painel 2: Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Normatização, economia e eficiência - Fabiana Pereira Coelho, Analista de Serviços Tecnológicos, CTS Ambiental

Necessidade e vontade! - Mateus Delatim Simonato, geólogo, Servmar

Estudo de caso UNIMINAS - Cláudia de Lima, USIMINAS

Mesa Redonda: visão estratégica do gerenciamento de áreas contaminadas no Rio de Janeiro

Moderação: Fernando Altino – UERJ

Formação da mesa: CTS Ambiental; Servmar, Inea e Cetesb

 

Mais informações no site:

http://www.firjan.org.br/data/pages/2C908CEC41B06AF10141C3310AF67F54.htm

 

SOBRE A SERVMAR

Fundada em 1986, a Servmar é uma empresa do Grupo Unipetro - que conta com 27 empresas e atua nos segmentos de distribuição de combustíveis, concessionárias de veículos e serviços ambientais.  Sediada na cidade de São Paulo, a Servmar possui hoje filiais em Diadema (SP) e no Rio de Janeiro (RJ); bases operacionais em Duque de Caxias (RJ) e em Macaé (RJ); e bases de apoio em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Montevidéu (Uruguai).

 

Entre os serviços oferecidos pela companhia destacam-se projetos de gestão de áreas contaminadas, gestão inteligente de água (estudos hidrogeológicos, tratamento de efluentes e reuso de água), projetos e construção de sistemas de armazenamento de combustíveis, estudos ambientais, construção civil industrial, gestão de resíduos,  manutenção predial e gestão integrada de pontos de abastecimento, entre outros.

 

Sua equipe multidisciplinar conta com cerca de 600 colaboradores, incluindo geólogos, engenheiros ambientais, biólogos, hidrogeólogos, entre outros. Sua carteira de clientes é diversificada nos setores de concessionárias de abastecimento de água, indústria (alimentos, bebidas, petroquímica, siderurgia, etc), construção, óleo e gás, mineração e hidroenergia, entre outros. Entre eles, estão a Infraero, DAEE, Petrobras, BR Distribuidora, Grupo Ipiranga, Chevron Texaco, MSC Logística, Fersol, GM, ESSER Incorporadora, Sadia, Isolux Corsan.

 


 


+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade