REVISTA TAE - Laboratório em Presidente Prudente obtém reconhecimento do Inmetro

Esta notícia já foi visualizada 9692 vezes.

Laboratório em Presidente Prudente obtém reconhecimento do Inmetro

Data:12/04/2012- Fonte:http://site.sabesp.com.br

O laboratório regional de análise da Sabesp em Presidente Prudente recebeu a renovação do Inmetro em sete parâmetros das análises de água e esgoto e obteve nreconhecimento em outros 14. A instalação foi avaliada por uma equipe da Coordenadoria Geral de Acreditação do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia em novembro do ano passado e a confirmação dos títulos foi emitida em março.


O laboratório está localizado em Presidente Prudente, porém é responsável pelo monitoramento de água e esgoto nos 62 municípios atendidos pela Sabesp na região e nos seus respectivos distritos, o que corresponde a 180 sistemas de água e de esgoto.


Conforme o gerente da divisão, o engenheiro químico Augusto Leme, os parâmetros de análise permitem avaliar a qualidade dos mananciais utilizados para captação de água, a qualidade da água distribuída às residências, a eficiência das estações de tratamento de esgoto e a existência de possíveis alterações nos corpos d’água que recebem os efluentes tratados. “A partir dessas análises, a empresa define a necessidade de novos investimentos nas estações”, complementa.


Entre os 21 parâmetros de análises que o laboratório foi acreditado para realizar estão pH, cor, turbidez e temperatura da água, além de análises de ensaios químicos e biológicos.


A cada dois anos, o laboratório é reavaliado para manutenção da certificação. A acreditação é o reconhecimento da competência técnica de um laboratório e tem abrangência internacional.


Qualidade garantida
A água do sistema público de abastecimento é o único produto em que há controle de qualidade na casa do cliente, garantindo sua potabilidade até o momento do consumo. Algumas análises são realizadas ainda no momento da coleta das amostras nos imóveis, como pH, temperatura e quantidade de cloro, sempre de acordo com as exigências legais.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade