REVISTA TAE - Há mais de duas décadas no mercado financeiro, Sabesp comemora resultados positivos

Esta notícia já foi visualizada 116 vezes.

Há mais de duas décadas no mercado financeiro, Sabesp comemora resultados positivos

Data:19/05/2017- Fonte:Sabesp

Na última segunda-feira (15), a Sabesp comemorou 15 anos de entrada na Bolsa de Valores de Nova York, mas a trajetória da companhia no mercado financeiro começou muito antes, precisamente em 1994, quando a empresa abriu seu capital com 100% das ações ordinárias e, no mesmo ano, lançou as primeiras séries de debêntures (títulos de crédito).

O próximo passo foi entrar para a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), em 1997, ano em que emitiu, pela primeira vez, eurobônus no exterior, no valor de US$ 295 milhões, obtendo assim, os recursos para administrar sua dívida. A partir daí, uma série de debêntures passaram a ser lançadas no mercado, com uma aceitação elevada por parte dos investidores.

Em 2002, outro novo salto: a Sabesp foi pioneira do setor de saneamento brasileiro ao ingressar no Novo Mercado, um segmento no qual só entram empresas altamente comprometidas com a governança corporativa.

Semanas depois, um novo avanço: a empresa passou a ser listada na New York Stock Exchange (Nyse) – a bolsa de valores mais importante do mundo. Para isso, mais uma vez se submeteu a regras rígidas de governança, desta vez impostas pelo mercado internacional, especialmente a lei Sarbannes Oxley, responsável pela regulação do mercado de capitais de quem opera nos Estados Unidos. 

Atualmente, a Sabesp tem seu capital dividido em três partes: 50,3% é do Governo do Estado, 30,3% de acionistas na BM&Bovespa e 19,4% da Nyse. O ingresso da companhia no mercado de capitais, somado a uma boa gestão, possibilitou à empresa expandir os serviços de saneamento e aumentar seus investimentos, que no ano passado chegaram ao patamar do R$ 3,9 bilhões.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade